VOLTAR

Madeiras, equipamentos e até planos de manejo são embargados em operação no Pará

ICMBio - www.icmbio.gov.br
16 de Set de 2010

Mais de 1.600 metros cúbicos de madeiras em toras de diversas espécies, além de seis caminhões, uma pá mecânica, um trator de esteira e motoserras foram apreendidos pela fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio na região de Tucuruí, no Pará, durante a Operação Abadir (pedra, em grego) que começou no dia 6 de setembro e se estenderá até 5 de outubro.

A operação, realizada em conjunto com o Ibama e com a Polícia Militar de Tucuruí já aplicou, até o momento, mais de R$ 30 milhões em multas, além de embargar um plano de manejo e mais de 6.500 hectares em áreas de floresta. O objetivo, segundo o coordenador das ações de fiscalização, Aristeu Teixeira, é apertar o cerco ao desmatamento, transporte e comercialização irregular de madeira na região.

São serrarias ilegais e planos de manejo forjados, resultando numa extensa rede de exploração irregular, numa área de difícil acesso, na região sudeste do Pará, compreendida pelos municípios de Tucuruí, Cametá, Oeiras do Pará e Baião. Aristeu conta que a equipe de fiscalização leva até dois dias para chegar a uma área de exploração clandestina de madeira. Toras de angelim, maçaranduba, copiuba e sucupira têm sido apreendidas com regularidade pelos 13 homens que participam da operação (10 fiscais e 3 policiais). Ascom/ICMBio (61) 3341-9291

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairuc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.