VOLTAR

Madeira apreendida é doada para fundação do Mercosul no RS

Ibama - http://www.ibama.gov.br
Autor: Maria Helena Firmbach Annes
22 de Jul de 2011

A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul efetivou, nesta quinta-feira (21/07), doação de madeira para a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, responsável pela organização da 8ª edição da Bienal, que será realizada de 09 de setembro a 15 de novembro de 2011 em Porto Alegre e em várias cidades do estado com mostras paralelas.

Foram destinados para o evento 10 m³ dos 17,15 m³ de toras de araucária (Aruacaria angustifolia) apreendidas no município de Vacaria (distante 240 km de Porto Alegre) em 12/08/2010 durante a operação Araucano, realizada pela Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama/RS. A madeira restante será doada para uma prefeitura da região.

O material foi retirado pela representante da Fundação Priscila Kern e será entregue ao artista camaronês Barthélémy Toguo em agosto, quando ele chega para realizar a obra que integrará esta edição da Bienal, esculpindo seus carimbos gigantes.

Barthélémy Toguo é considerado um dos principais expoentes de sua geração. No início dos anos 90, em Abidjan (Costa do Marfim), o artista iniciou sua formação como escultor e optou pelo uso da madeira na maioria de seus projetos. Um de seus trabalhos iniciais, Carte de Séjour, reproduz, em grandes dimensões, os carimbos utilizados no controle de passageiros (visto), ironizando o constrangimento à mobilidade. Em Carte de Séjour, ele utilizou a ironia, imprimindo nos carimbos frases como "Shame on you", "Immigration Officer" ou "No exit".

Participaram da retirada e da entrega da madeira os analistas ambientais Manuela Schuch e José Luis Maria e o técnico ambiental Rodiney Neves de Azevedo.

http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-beleza-e-o-sofrimento-conversa-co…
http://www.barthelemytoguo.com/
http://www.bienalmercosul.art.br/blog/

http://www.ibama.gov.br/archives/16416

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.