VOLTAR

MA: 30 mulheres indígenas da tribo Krikatí têm primeiro contato com costura

Agencia do rádio https://www.agenciadoradio.com.br/
20 de Mai de 2019

Por meio das Unidades Móveis do SENAI, criadas para oferecer serviços de educação, capacitação e formação de profissionais em localidades isoladas e em regiões sem unidades fixas, 30 mulheres indígenas da tribo Krikatí tiveram a oportunidade de concluir o curso de confecção no interior do Maranhão. Em fevereiro deste ano, elas tiveram contato com corte e costura de roupa sem uma dessas estruturas itinerantes, que chegou até a aldeia São José, no município de Montes Altos, distante 471 quilômetros de São Luís.

Valdinar Krikatí, de 29 anos, é uma das indígenas que participou do curso. Ela teve contato com costura pela primeira vez nas aulas ministradas na unidade móvel do SENAI. "Nós aprendemos a costurar as roupas. Aqui nós fizemos as roupinhas, as bermudas e os vestidos. Foi bom e foi ótimo para mim. Para mim, eles têm que trazer as coisas aqui para a gente aprender muita coisa", contou entusiasmada.

Para Maria José Krikatí, também de 29 anos, a experiência foi única e muito recompensadora. "Eu aprendi a costurar. Na primeira vez que eu peguei na máquina, eu fiquei nervosa. No segundo dia que eu peguei, aí eu gostei. Eu nunca peguei. Foi a primeira vez que eu peguei na máquina, aí eu gostei. Eu aprendi", comemorou.

Maria José elogiou ainda o trabalho da professora durante o curso de confecção. "Ela foi muito paciente com a gente porque as mulheres daqui nunca pegaram na máquina. Teve gente que pegou pela primeira vez e gostou. Nós gostamos da professora porque ela ensina, tem paciência com a gente. A gente pergunta a ela, ela pergunta também para a gente se nós gostamos. Foi ótimo", completou.

Unidades móveis

Além da unidade móvel que atendeu a aldeia indígena, o SENAI do Maranhão possui outras sete estruturas itinerantes que ofertam serviços de educação, capacitação e formação de profissionais, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso à qualificação profissional. As unidades são veículos transformados em salas de aulas, oficinas ou laboratórios. A frota conta com equipamentos, instrumental, mobiliário, iluminação e climatização. Nos últimos três anos, mais de três mil maranhenses tiveram a oportunidade de se qualificar pelo SENAI por meio das unidades móveis.

A coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI do Maranhão, Scheherazade Bastos, ressalta que a população pode fazer cursos nas áreas de Automação; Confecção; Construção Civil; Inclusão Digital; Panificação; Refrigeração e Soldagem.

"Para a comunidade, isso é extremamente importante porque você está qualificando, você está dando perspectiva para essas pessoas conseguirem ter uma atuação, uma atividade. E, ao mesmo tempo, atender também ao município. A importância da unidade móvel é exatamente atender a essa comunidade, a essas indústrias que estão em pontos onde a gente não possui unidades fixas", explica.

Além dessas estruturas itinerantes que rodam pelo estado, o SENAI possui oito unidades fixas no Maranhão, nas cidades de Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, além de duas na capital São Luís.

Para mais informações sobre os cursos, você pode procurar a Casa da Indústria Albano Franco, que fica na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís. Você também pode ligar no telefone (98) 3212-1800 ou 2109-1867 ou acessar o site fiema.org.br/senai.

O Serviço Social da Indústria (SESI) do Maranhão também utiliza unidades móveis para atender a população. São 15 estruturas itinerantes utilizadas para oferecer educação e promover a qualidade de vida do trabalhador em seus locais de trabalho. Entre os serviços, estão exames odontológicos, de audiometria e de oftalmologia.

https://www.agenciadoradio.com.br/noticias/ma-30-mulheres-indigenas-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.