VOLTAR

Luz e saúde para todos na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ)

Funasa-Brasília-DF
25 de Mai de 2006

A luz está chegando na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ). Na sexta-feira (26), às 10h, serão inauguradas as obras de energia elétrica que irão beneficiar 82 famílias, com 392 indígenas, da etnia Guarani do grupo M'Byá. Até o final do ano, outras quatro aldeias serão contempladas pelo Programa Luz para Todos, atendendo 625 índios do Estado.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Coordenação Regional do Rio de Janeiro (Core-RJ), participa do projeto em parceria com o Plano de Ações Integradas do Programa Luz para Todos, desenvolvido pelo governo federal juntamente com o Governo do Rio de Janeiro e com a concessionária Ampla.

A inauguração contará com a apresentação da Cultura Indígena (coral e danças), exposição de fotos, exposição e venda do artesanato local e churrasco preparado pelos índios da aldeia Sapukai. Adicionalmente será apresentado um show de música folclórica com o cantor Luiz Perequê.

A aldeia Sapukai está localizada em uma extensa área do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Por ser uma área de preservação, a chegada da energia elétrica exigiu uma série de cuidados para não agredir o meio ambiente, como aproveitar as trilhas utilizadas pelos indígenas. Além disso, foram observadas as características culturais dos Guarani, que costumam mudar suas casas de lugar, mesmo que sejam apenas alguns metros. O projeto permite que isso ocorra sem que as famílias deixem de contar com a energia elétrica.

A parceria da Funasa será na implementação de projetos de compensação ambiental, que devem ser desenvolvidos pelas empresas que fazem parte do Luz para Todos. Segundo Bernadeth von Söhsten, assessora de Saúde Indígena da Core-RJ, uma das metas é trabalhar contra o alcoolismo, principalmente entre os jovens.

Em decorrência da chegada da energia elétrica à aldeia, as empresas que atuam no programa já estão trabalhando em vários projetos. Será implementado um Programa de Segurança Alimentar pela Eletronuclear, Funasa e Pastoral da Criança, com o fornecimento de farinha rica em proteína para serem adicionadas à alimentação diária dos indígenas.

Além disso, as empresas estão implementando os seguintes projetos: reforma e aparelhamento da Escola Indígena Guarani Karai Kuery; projeto de recuperação dos açudes para criação de peixes, visando o consumo próprio; implementação de um Viveiro de Mudas para produção de hortaliças para consumo próprio; instalação de um atelier de corte e costura para uso da comunidade; implementação de uma Oficina Coletiva de Artesanato; distribuição de Kits de ferramentas para o desenvolvimento do artesanato produzido pelos núcleos familiares.

O total de investimentos de R$ 117.000,00, aplicados na aldeia Sapukai, ficou a cargo do Programa Luz para Todos, do Governo Federal.A previsão é de que até o final do ano sejam atendidas também as aldeias Paratimirim, Rio Pequeno, Araponga e Mamanguá, todas habitadas pelos Guarani. Nesta última, pela dificuldade de acesso, será instalado um sistema de energia solar.

Mais infra-estrutura- Outros projetos estão em desenvolvimento pela Funasa na aldeia Sapukai. Estão aprovados recursos para reforma do Posto de Saúde que atende a aldeia. O projeto está em fase de finalização e deverá ser iniciado ainda este ano. Está em conclusão a colocação de filtros nos três sistemas de abastecimento de água, estando prevista, para até dezembro, a ampliação da rede de abastecimento de água e das Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), que são banheiros com pia, vaso sanitário, chuveiro e fossa séptica.

Em paralelo, as áreas de educação e de engenharia da Funasa estão realizando palestras na comunidade para orientar sobre o uso correto dos MSD e da água, além de noções sobre tratamento adequado do lixo.

Em parceria com universidades cariocas, outra ação em andamento diz respeito ao projeto de escolarização de indígenas, que concluem, este ano, o ensino fundamental. Os alunos partirão, em seguida, para a formação profissionalizante, com a realização de cursos de auxiliares de enfermagem, de consultório dentário e de saneamento, na Escola Técnica Isabel dos Santos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.