VOLTAR

Lula quer garantir sustentabilidade em RO

Gazeta Mercantil, p. A4
Autor: Karla Correia
19 de Abr de 2005

Lula quer garantir sustentabilidade em RO

Na semana seguinte à homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a necessidade do governo implementar políticas que garantam a sustentabilidade da região. Em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", Lula classificou a demarcação efetiva da área de cerca de 1,7 milhão de hectares, no norte de Roraima, habitada por 15 mil índios, como um "marco" na condução da questão indígena no País. "Vamos continuar demarcando outras terras, porque temos que pagar a dívida que nós temos com os índios. Afinal de contas, temos que reconhecer que eles têm direito, mais do que alguns pensam que eles têm."
O presidente Lula enfatizou ainda a necessidade de programas que garantam o acesso dos índios à saúde, à alimentação e à educação. Hoje, líderes indígenas vão ao Palácio do Planalto para agradecer a homologação da reserva, mas também para pedir mais agilidade na implementação dessas políticas e maior proteção contra a ação de madeireiros e garimpeiros nas reservas.
Lula ainda fez um balanço da visita que fez a cinco países africanos, na semana passada. O fortalecimento das relações políticas, culturais e econômicas do Brasil com a África e a cooperação no âmbito tecnológico foram os principais itens na pauta da viagem, na avaliação do presidente.
O resgate de dívidas históricas também pontuou o discurso do presidente em relação aos países africanos. Ele pretende levar ao encontro do G-8, que acontecerá em julho, na Escócia, o debate sobre possíveis políticas de desenvolvimento e combate à pobreza na África.

GM, 19/04/2005, p. A4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.