VOLTAR

Lula promete não prejudicar o futuro de Roraima

Brasil Norte-Boa Vista-RR
Autor: IVO GALLINDO
02 de Jul de 2003

Presidente da República recebeu Flamarion Portela em seu gabinete, mas não antecipou sobre homologação da Raposa/Serra do Sol

O governador Flamarion Portela (PT) saiu otimista da conversa de cerca de uma hora e meia no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando abordou principalmente assuntos relacionados ã questão fundiária daqui. Ouviu do maior líder político do Brasil a promessa de que o Governo Federal não adotará nenhuma medida que comprometa o futuro de Roraima.
A audiência estava marcada para as 15:30 horas, mas devido a contratempos na agenda do presidente foi adiada. Neste horário, Flamarion Portela foi recebido pelo ministro José Dirceu (Casa Civil) e aproveitou para antecipar a problemática local motivada pela indefinição fundiária, o que impede o Estado caminhar com as próprias pernas por não ter domínio sobre suas terras.
O discurso foi repetido no encontro com Lula, que começou às 18:30 horas e se estendeu até às 20 horas. O governador narrou a importância da União repassar as terras em Roraima para o Estado administrá-las, comentou sobre o processo de rápida expansão de reservas indígenas no extremo norte do Brasil e falou dos problemas enfrentados nas últimas semanas com o Incra.
Em rápida entrevista após a audiência, que não pode contar com a presença dos ministros José Dirceu e Márcio Thomaz Bastos (Justiça), como previsto pelo Planalto, o petista roraimense disse ter considerado a conversa produtiva. Flamarion Portela informou que o presidente mostrou-se sensibilizado com as causas de Roraima, mas não antecipou que medidas adotará para ajudar.
Não revelou, por exemplo, como será homologada a reserva Raposa/Serra do Sol, se preservando algumas áreas como pleiteia o governo estadual ou do jeito que fixa a Portaria 820/98. Segundo o governador, Lula foi taxativo ao declarar que serão observadas as perspectivas de progresso de Roraima, garantido os meios para que se desenvolva social e economicamente.

Harmonia
O presidente deixou claro que o seu governo estará trabalhando para atender a vontade da maioria da população, numa referência a recente visita de Mário Thomaz Bastos. Lula voltou a tratar sobre as propostas de reforma Tributária e da Previdência. Obteve como resposta de Flamarion Portela o compromisso de Roraima apoiar as todas as iniciativas em prol do povo brasileiro.
"Os laços entre o Governo Federal e o Governo de Roraima estão cada vez mais estreitos e sólidos. Há uma harmonia grande entre os interesses do nosso Estado e da Nação, em especial no âmbito social e na geração de empregos. Confio nas deliberações do presidente Lula e acredito que solucionará a questão indígena-fundiária local de forma racional", destacou Flamarion Portela.

Apoio
O governador chega a Roraima na madrugada desta quinta-feira, devendo retornar a Brasília nos próximos dias para continuar o diálogo com o poder central. Conta, inclusive, com o apoio unânime da bancada federal roraimense, que deixou de lado bandeiras partidárias para tentar dar um ponto final nas questões que avaliam ser entrave ao crescimento econômico do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.