VOLTAR

Lula ordena ação humanitária em reserva ianomâmi

O Globo, Brasil, p. 12
21 de Jan de 2023

Lula ordena ação humanitária em reserva ianomâmi
Presidente viaja hoje a Roraima para acompanhar situação dos indígenas, vítimas de malária e desnutrição.

O Globo, 21 Jan 2023
PÂMELA DIAS E LUCAS ALTINO brasil@oglobo.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje Boa Vista, para se informar sobre a situação da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, depois de ter determinado ontem uma intervenção humanitária, com a ação de vários ministérios, na maior reserva de povos originários do país, por causa da fome e da malária. "Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição das crianças ianomâmi", publicou ontem o perfil do presidente no Twitter, ao anunciar a viagem.

A ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, acompanhará Lula, com outros sete ministros. "Nossos parentes enfrentam uma crise humanitária e sanitária", classificou a ministra, também no Twitter.

Os casos de malária e desnutrição aumentaram depois da pandemia de Covid-19. Segundo um estudo realizado pelo Unicef e a Fiocruz, oito em cada dez crianças menores de 5 anos apresentam quadro de desnutrição crônica dentro do território. Duas equipes do Ministério da Saúde já socorrem doentes na reserva ianomâmi desde segunda-feira. Há casos de crianças e adultos com desnutrição e malária.

Segundo o presidente da associação Urihi e chefe do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana, Júnior Hekurari Yanomami, a desnutrição se deve a falta da cobertura sanitária, escassez de remédios e invasão de garimpeiros durante o governo Jair Bolsonaro.

- Estamos sem assistência há quatro anos. Todos os dias, desde que o Ministério da Saúde chegou, dezenas de crianças e adultos são levados a Boa Vista em estado grave. Há crianças tendo paradas cardíacas -relatou Hekurari ao GLOBO.

BEBÊ COM PNEUMONIA
Técnicos do Ministério da Saúde salvaram ontem um bebê de 18 dias que apresentava pneumonia aguda, afirmou Hekurari. Ele teve cinco paradas cardíacas e foi levado de helicóptero para um hospital de Boa Vista. Outra criança, de 3 anos, que pesa apenas 6 quilos, foi atendida após convulsionar duas vezes.

Assessor do Instituto Socioambiental e integrante da Rede Pro Yanomami e Ye'kwana, o pesquisador Estêvão Benfica Senra informou que foi montada uma sala de atenção pelo Ministério da Saúde para lidar com a crise de saúde dos ianomâmis. A primeira reunião foi realizada ontem.

(Colaborou Karolini Bandeira, de Brasília).

O Globo, 21/01/2023, Brasil, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.