VOLTAR

Lula inaugura ponte na fronteira do Brasil com a Guiana

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/14/materia.2009-09-14.9695062629/view
14 de Set de 2009

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa o dia em Roraima, onde cumpre diversos compromissos em Boa Vista e no município de Bonfim. O desembarque da comitiva está previsto para as 10h no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Na cidade, ele dá entrevista a rádios locais (10h20) e inaugura, às 11h30, o novo Terminal de Passageiros do aeroporto internacional. A obra, que recebeu cerca de R$ 9 milhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), amplia a capacidade operacional do aeroporto de 270 mil para 330 mil passageiros por ano.

No início da tarde (13h), Lula vai para Bonfim, onde se reúne com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo. Na ocasião, inaugura a ponte sobre o Rio Itacutu, na fronteira entre os dois países. Também assina com o presidente guianense acordos na área de defesa e de isenção parcial de vistos (de negócio). Serão firmados ainda memorandos de entendimento para a promoção do comércio e do investimento e para a criação do Comitê de Fronteira e documentos de ajustes complementares para a implementação dos projetos Mapeamento Geológico e da Geodiversidade na Fronteira Brasil - Guiana, além de Manejo Integrado da Mosca da Fruta..

De volta a Boa Vista (16h30), Lula se reúne com representantes de povos indígenas. Em seguida (18h30), participa de cerimônia de assinatura de atos com o governo do estado. Serão firmados acordos de cooperação para regularização de lotes urbanos em Boa Vista e em mais quatro municípios; financiamento para construção de mil casas do Programa Minha Casa, Minha Vida; contrato do Programa de Aceleração do Crescimento - Drenagem; entrega de títulos para pequenos agricultores; transferência de terras para o estado; assinatura de convênio de infraestrutura em Boa Vista e homologação da terra indígena Anaro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.