VOLTAR

Lula homologa seis terras indígenas

O Globo, O País, p. 8
20 de abr de 2007

Lula homologa seis terras indígenas
Será criado conselho para definir ações do governo para beneficiar os índios

O presidente Lula assinou ontem, em comemoração ao Dia do Índio, a homologação de seis terras indígenas que abrangem área de mais de 978 mil hectares. Ele também recebeu os membros da Comissão Nacional de Política Indigenista, que terá como objetivo elaborar um anteprojeto de lei para a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista. O conselho será responsável por definir e monitorar as ações prioritárias do governo federal para os índios.

Os locais que tiveram a demarcação homologadas são Apyterewa (PA), Entre Serras (PE), Itixi-Mitari (AM), Palmas (PR e SC), Pankararu (PE) e Wassu Cocal (AL), que pertencem, respectivamente, às etnias Parakanã, Pankararu, Apurinã, Kaingang, Pankararu e Wassu.

- Esta é uma importantíssima conquista do movimento indígena - disse o presidente da Funai, Márcio Meira.
Lula fez questão de cumprimentar os membros da comissão. Todos queriam tirar fotos lado dele, que até brincou:
- Depois que inventaram celular que tira fotografia, virou... - disse, sem concluir a frase.

O presidente prometeu fazer mais pelos índios.

- Neste novo mandato temos de aproveitar para fazer as coisas que não fizemos no primeiro - afirmou.

Lula disse que espera que a comissão ajude o governo a dar "respeito e dignidade" para os índios:
- Com a criação da comissão, vai aumentar a responsabilidade de vocês, porque, a partir de agora, os erros e acertos que nós cometermos serão partilhados entre nós.

O Globo, 20/04/2007, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.