VOLTAR

Lula diz que adição do biodiesel ao combustível poderá ser antecipada

O Globo, Economia, p. 22
01 de Ago de 2006

Lula diz que adição do biodiesel ao combustível poderá ser antecipada

Luíza Damé

Pela segunda vez em uma semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu representantes da cadeia produtiva do biodiesel para enaltecer os números do programa, um dos principais motes da campanha da reeleição. Na reunião, o presidente afirmou que as metas de adição do biodiesel poderão ser antecipadas, mas destacou que isso será feito com cautela e sem atropelo, para evitar descuido com a qualidade do produto e o contrabando. O presidente disse que é preciso aproveitar a experiência de 31 anos do programa do álcool para não repetir "os erros do passado" e cobrou parceria das montadoras.
- Obviamente que a nossa indústria automobilística vai perdendo o medo e vai acabando com esse negócio de demorar até 2008, 2010. Podemos antecipar tudo que está aí, podemos antecipar tudo. Isso pode ser feito por decreto presidencial, mas queremos fazer em harmonia - afirmou Lula. - Não queremos atropelar o processo, porque senão a gente vai com muita sede ao pote. Vamos dar os passos. Se for preciso apertar um pouco, vamos apertar.
Pela legislação, a partir de 2008 será adicionado, obrigatoriamente, 2% de biodiesel ao diesel de petróleo, passando a 5% a partir de 2013. Essas metas poderão ser antecipadas pelo governo tendo em vista que a produção já atingiu os 840 milhões de litros previstos para 2007. Lula disse que as decisões serão tomadas em conjunto com todo o setor produtivo do biodiesel.
- Senão começam os aventureiros a fazer por conta própria. Daqui a pouco começa gente a não precisar mais fazer todos os testes para ver a qualidade do óleo, daqui a pouco começa gente a querer vender em mercado paralelo, daqui a pouco tem gente contrabandeando - argumentou.
Ministro compara biodiesel a sanduíche do McDonald's
Para o presidente, que serviu de mestre de cerimônias na reunião, é preciso uma aliança entre governo, trabalhadores e empresários; e entre governo, indústria automotiva e consumidores para regular o setor. Na reunião, representantes das empresas produtoras, da Petrobras e da BR Distribuidora, ministros e trabalhadores rurais apresentaram dados do biodiesel, apontado pelo governo como um "programa de sucesso".
- Temos de cuidar para que não haja distorção no sistema produtivo e não haja distorção no sistema de consumo. Vamos cuidar para que não se repitam erros que já tivemos aqui - disse Lula.
O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, para mostrar o êxito do programa, comparou o biodiesel ao McDonald's:
- O McDonald's pegou uma coisa simples e transformou numa coisa diferente. Diz: eu não vendo sanduíche, eu vendo alegria e felicidade. Assim como o sanduíche não é só sanduíche, o biodiesel não é só combustível, é uma solução econômica e um combustível verde.
Bem-humorado e com um kit de biodiesel produzido a partir de vegetais diversos, Lula afirmou que era necessário fazer outros exemplares para ele distribuir a presidentes de outros países, a exemplo do que faz com thiders em inglês e espanhol. Na reunião, diante da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente disse que a produção de biodiesel não vai agredir a natureza nem reduzir a produção de alimentos no país.
- Eu acho que é o projeto ideal para que a gente despolira o planeta e encha o estômago das pessoas de comida, de oportunidades - afirmou Lula.

O Globo, 01/08/2006, Economia, p. 22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.