VOLTAR

Lula critica 'os de cima', para quem 'pobre tem de ser pobre a vida inteira'

O Globo, O País, p. 9
26 de Jan de 2005

Lula critica 'os de cima', para quem 'pobre tem de ser pobre a vida inteira'

Luiza Damé
Enviada especial

Num discurso em que defendeu mais uma vez os pobres e criticou as classes ricas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os políticos que enriquecem com a seca e elogiou o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Ele criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sem citá-lo nominalmente, por não ter cumprido a promessa de fazer a transposição.
Lula defende transposição do Rio São Francisco
Ao sair em defesa dos pobres, disse que, para as classes ricas, "pobre tem que ser pobre a vida inteira". Ele discursou na inauguração do centro de triagem de cartas e encomendas dos Correios, nos arredores de Goiânia, numa solenidade em comemoração ao Dia do Carteiro.
- Já cansei de ouvir políticos falarem com dó do povo da seca, mas a seca, na verdade, virou uma indústria para enricar (sic) determinado tipo de político, que nem deveria existir neste país, que utiliza a miséria para poder crescer - afirmou Lula, quando falava do projeto do biodiesel, lançado em dezembro.
Ao defender a revitalização do Rio São Francisco, o presidente disse que a meta é abastecer dez milhões de famílias no Nordeste, "que não têm acesso à água desde que D. Pedro era imperador neste país".
Ao mencionar outro projetos de seu governo, Lula disse que hoje entregará em São Paulo as primeiras bolsas do ProUni. O presidente afirmou que já são 112 mil vagas para alunos pobres de escolas públicas, 64% com bolsa integral e o restante com bolsa de 50%.
- Vocês já começam a ver críticas em alguns meios de comunicação, porque no Brasil é assim: toda vez que o pobre começa a ter um mínimo de ascensão, aparecem os de cima, que começam a fazer crítica, porque para eles pobre tem que ser pobre a vida inteira.
Lula disse que trabalhadores e empresários têm que acreditar nas potencialidades do país em vez de ficar como uma "madona chorona".
- Alguns reclamam, com razão, outros reclamam porque são oposição, outros reclamam porque também tem alguém que reclama por qualquer coisa. O ser humano reclama de manhã se tiver calor, reclama à tarde se tiver frio e reclama de noite se chover. Ou seja, nós, seres humanos, somos assim. Mas, na política, a gente não pode perder o juízo e nem o bom senso.
Lula vestiu camiseta amarela e boné azul dos Correios.

O Globo, 26/01/2005, País, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.