VOLTAR

Lula atrasa obra para negociar com bispo

FSP, Brasil, p.A12
05 de Out de 2005

Projeto no rio São Francisco será adiado para que o governo negocie com religioso em greve de fome
Lula atrasa obra para negociar com bispo
Kennedy Alencar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu atrasar o início da obra de transposição do rio São Francisco a fim de tentar negociar com o bispo de Barra (BA), Luiz Flávio Cappio, o fim de sua greve de fome, que completa nove dias.
A decisão foi tomada em reunião ontem de Lula e seus principais ministros, na qual Cappio e a cúpula da Igreja Católica foram criticados, inclusive por Lula. Irresponsável e autoritário foram adjetivos usados por ministros na reunião sobre a conduta do bispo.
A idéia é dizer a Cappio que, apesar da iminente concessão da licença ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para começar a obra, o governo gostaria de discutir o projeto com ele -tanto que a suspenderia temporariamente. A licença deve sair nesta semana.
Como o bispo diz que não se opõe à transposição, mas ao projeto específico da gestão Lula, o governo tem a esperança de convencê-lo sob o argumento de que a obra beneficiará a população mais carente e não a prejudicará.
Promessa da campanha eleitoral de 2002 que ainda não saiu do papel e que dificilmente terá avanço significativo até a conclusão do mandato de Lula, o cronograma da transposição está atrasado. Por isso, a maioria dos ministros concordou com a decisão de adiar o início para insistir numa saída negociada.
Apesar da disposição diplomática, por avaliar que há um potencial de desgaste internacional, o presidente ficou especificamente contrariado com a declaração do bispo de que Lula seria o responsável por sua eventual morte.
O presidente disse que não mandou o bispo fazer greve de fome e que, quem a faz, deve arcar com as conseqüências, segundo relato de ministros à Folha.
"Prioridade zero"
O coordenador político do governo, ministro Jaques Wagner, afirmou que é "prioridade zero" do governo fazer com que o bispo desista da greve, mas sublinhou que a saída para o impasse não se dará pela "imposição de um ponto de vista".Segundo o ministro, a transposição das águas do São Francisco não é fruto da vontade do presidente, mas de uma convicção que se formou por meio de um projeto estudado e debatido por mais de dois anos.
"Vou começar a negociar, estou aberto. Quero registrar com clareza que todos aqueles que se dispõem ao diálogo não podem imaginar que a única saída seja o reconhecimento da sua posição original. Assim como respeitamos as convicções do bispo, também respeitamos as nossas. Esse foi um projeto estudado, debatido. Não é um ato de vontade do presidente da República, é uma construção que foi feita", disse o ministro.
Wagner afirmou que poderia ir a Cabrobó (PE), onde o bispo realiza a greve de fome, mas que discutiria a possibilidade antes com o presidente Lula.
O ministro declarou ainda que o governo federal vai apoiar e se empenhar na aprovação de uma emenda à Constituição que destina recursos para a revitalização do rio São Francisco.
Criticado reservadamente por alguns auxiliares de Lula por supostamente ter deixado o desgaste do episódio colar direto no presidente, o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) também participou ontem da reunião. Responsável pela gestão da obra, Ciro argumentou que foram feitas exaustivas discussões técnicas e audiências públicas, e que o bispo adotou atitude autoritária.
O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral), ligado à Igreja Católica, ficou encarregado de tratar com a cúpula da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) uma forma de negociar com o grevista. A CNBB também foi criticada na reunião. Auxiliares do presidente lembraram que há padres e bispos da região Nordeste que são favoráveis à transposição, mas que não se manifestaram. Isso teria passado a impressão de que toda a cúpula da Igreja Católica está com Cappio.

Quatro pessoas imitam gesto e aderem a jejum
Fabio Guibu
Cerca de 2.500 pessoas, segundo a Polícia Militar, acompanharam ontem, em Cabrobó (PE, a 600 km de Recife), a missa celebrada na caatinga pelo bispo de Barra (BA), Luiz Flávio Cappio, 59, contra o projeto de transposição do rio São Francisco.Em um altar improvisado sobre um palco montado ao lado da capela onde se isolou em jejum, Cappio recebeu o apoio de quatro integrantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) que aderiram à greve de fome.José Santana Monte, 58, José Hélio Ferreira da Silva, 21, Maria Isabel da Silva, 24, e Romualdo Pessoa, 21, se apresentaram como voluntários, após decisão coletiva tomada pelo movimento, de participar do jejum."Precisamos defender a vida do rio até a morte", disse Pessoa. Durante a missa, o bispo reiterou sua disposição de manter o protesto até a morte e pediu mobilização. "Vamos lutar pela vida do rio e por esse pobre servo de Deus", declarou. Cappio, que fez sua última refeição às 12h do último dia 26, completa hoje nove dias sem comer e entra no décimo dia de jejum.LulaO deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou ontem, em Cabrobó, onde acompanhou a missa do bispo, que o presidente Lula não recua na sua decisão de manter o projeto de transposição do São Francisco por razões eleitorais."Ele está muito comprometido com a obra porque ela vai trazer uma grande propaganda para a campanha eleitoral", disse.O parlamentar afirmou que, na campanha eleitoral de 2002, o programa do PT "era contrário à transposição e favorável à revitalização do rio São Francisco"."No meio do caminho, ele [Lula] virou", disse. "Aliás, ele sempre teve um discurso ambíguo. Em Sergipe, dizia que era contra; no Ceará, que era a favor. Em cada Estado, tinha a posição que supunha ser a majoritária."O governador de Sergipe, João Alves Filho (PFL), foi a única autoridade presente ontem na missa campal celebrada pelo bispo na zona rural de Cabrobó a pedir a suspensão da greve. Alves pediu ao bispo que aguardasse o resultado de três ações judiciais que o governo de Sergipe prepara contra o projeto de transposição. "Se ele vier a morrer, o culpado tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva", disse o governador. Cappio decidiu manter o jejum.

Entidades se unem em favor de bispo
Entidades e movimentos sociais que no auge da crise se colocaram ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva engrossaram o coro da Igreja Católica para forçar o Planalto a pelo menos adiar o início das obras de transposição do rio São Francisco. Ao lado da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), estão nessa lista MST, CUT, UNE e a Central de Movimentos Populares.Ontem, Lula sentiu de perto essa pressão. Enquanto aguardava o colega de Cabo Verde no alto da rampa do Planalto, o presidente ouviu, bem à sua frente, na Praça dos Três Poderes, um grupo de padres, freiras e integrantes de movimentos sociais gritarem em coro o nome do bispo Luiz Flávio Cappio, 59, que está em greve de fome há nove dias contra o projeto de transposição. "Dom Cappio" e "São Francisco", gritavam.Uma hora depois, no Itamaraty, ainda na seqüência da visita do presidente cabo-verdiano, Lula sinalizou que já tomou as iniciativas necessárias sobre o caso. Primeiro disse que já havia mandado uma carta pra o bispo. Depois, indagado se o jejum deste era uma atitude autoritária, disse: "Eu não vou fazer este julgamento".Segundo auxiliares do Planalto, Lula sabe que está numa situação delicada. Se atender aos apelos de d. Cappio e engavetar o projeto, estará abrindo um precedente perigoso para futuras polêmicas, além de abandonar uma das prioridades de seu governo. Porém, se for intransigente na negociação, pode ser responsabilizado pelas conseqüências da greve de fome.No comando da manifestação em frente ao Planalto, Delci Franzen, da Pastoral Social da CNBB, traçou um cenário pessimista a Lula. "Se acontecer uma tragédia [com dom Cappio], acabou esse governo para o Nordeste."Anteontem à noite, em reunião em Brasília, sem-terra prometeram organizar barricadas em rodovias e pontes próximas e que cruzem o rio São Francisco, enquanto o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil decidiu acionar, por cartas e e-mails, as quase 10 mil paróquias do país para levantar a bandeira de dom Cappio contra a transposição.Em geral, a linha de entidades é de aprimorar o diálogo sobre o projeto antes de iniciá-lo. Contrário à transposição, o MST pede a realização de um plebiscito para definir a questão. "O projeto é polêmico. É preciso aprofundar os debates", disse o presidente da UNE, Gustavo Petta. João Felício, da CUT, vai em linha semelhante: "O ideal é que o bispo suspenda a greve, e o governo chame a sociedade para discutir a questão".(EDUARDO SCOLESE)

PERFIL
Admirador de Lula, religioso fez livro sobre o rio
Filho de um técnico em tecelagem e de uma dona-de-casa, imigrantes italianos de classe média, o bispo de Barra (BA), frei Luiz Flávio Cappio, 59, é formado em economia, profissão que nunca exerceu.
Cappio pretendia ser arquiteto, mas, quando terminou o segundo grau -hoje equivalente ao ensino médio- entrou no seminário franciscano de Guaratinguetá (SP), cidade onde nasceu e morava com a família.
Seguindo os estudos religiosos, ele viajou para Rodeio (SC), Curitiba (PR) e Petrópolis (RJ). Em 1971, foi ordenado pelo ex-arcebispo de São Paulo dom Paulo Evaristo Arns. No ano seguinte, formou-se em economia na Universidade Católica de Petrópolis.
Em 1973, Cappio viajou para São Paulo para trabalhar, já como sacerdote, ao lado do frei Luiz Maria Sartori, dirigente da Pastoral Operária. Na época, percorria as fábricas para divulgar sua crença -mesmo período em que o presidente Lula era sindicalista. O encontro dos dois só ocorreu, entretanto, em 1994, quando o então candidato a presidente passou por Bom Jesus da Lapa (BA), na Caravana da Cidadania pelo rio São Francisco.
Cappio já estava na Bahia havia 20 anos. Em 1974, ele seguiu para o Estado só com a roupa do corpo e o hábito de frei. Como não tinha documentos, foi preciso que a ordem franciscana confirmasse sua identidade.
Ele se fixou em Barra (610 km de Salvador), às margens do rio São Francisco. Iniciou em 4 de outubro de 1992 -dia de são Francisco e data de seu aniversário- uma peregrinação da nascente à foz do curso d'água. A caminhada terminou um ano depois -as anotações feitas durante o percurso se transformaram no livro "Rio São Francisco, uma caminhada entre vida e morte", publicado em 1995 pela editora "Vozes". Há oito anos, Cappio foi nomeado bispo da diocese de Barra.
Admirador confesso do presidente Lula, o religioso participou de diversas campanhas eleitorais do PT. (FG)

FSP, 05/10/2005, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.