VOLTAR

Luiz de Castro Faria, 91, antropologo

O Globo, Rio, p.19
17 de Ago de 2004

Obituário
Luiz de Castro Faria, 91, antropólogo
O professor Luiz de Castro Faria era um dos mais importantes antropólogos brasileiros, tendo influenciado linhas de pesquisa em ciências sociais e tradições da disciplina no Brasil. Foi fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Durante cinco décadas foi professor docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), e, em 1984, recebeu o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também lecionou na Universidade de Paris e no London College.
Conhecido por seu vigor intelectual, Castro Faria participou da épica expedição à Serra do Norte, chefiada pelo etnólogo francês Claude Lévi-Strauss, em 1938. Castro Faria tinha na época 24 anos. Recentemente, publicou o livro "Um outro olhar - Diários da expedição à Serra do Norte", uma espécie de contraponto ao livro "Tristes Trópicos", de Lévi-Strauss, sobre a mesma expedição.
O livro de Castro Faria - organizado a partir de seus famosos cadernos de campo e fotografias tiradas por ele próprio - apresenta, de fato, um outro olhar da famosa expedição e tornou-se, ao ser lançado, uma obra de referência da antropologia moderna.
Castro Faria nasceu em 5 de julho de 1913. E, ainda este ano, apresentava seminários a alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. Em 1936, entrou para o Museu Nacional, onde organizou os cursos de arqueologia, antropologia física, etnografia e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRJ.
Foi responsável pela formação de várias gerações de cientistas sociais.
Luiz de Castro Faria Morreu ontem de madrugada, aos 91 anos, após sofrer um ataque cardíaco. Foi enterrado ontem à tarde, no cemitério Parque da Colina, em Niterói, cidade onde morava.

O Globo, 17/08/2004, p. 19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.