VOLTAR

Lobos e leões-marinhos migram do Uruguai para o Litoral Sul gaúcho

G1 - http://g1.globo.com/
05 de Abr de 2016

Animais costumam descansar em estrutura de pedra em São José do Norte.
Já são quase 90 no RS, e o número deve subir até a metade do ano.

Nesta época do ano, o Litoral Sul do Rio Grande do Sul costuma receber a visita de lobos e leões-marinhos. Esses animais deixam o Uruguai, local de reprodução, e migram para as praias gaúchas em busca de descanso e alimento (veja mais no vídeo).

A costa brasileira tem cerca de oito mil quilômetros, mas é no chamado refúgio da vida silvestre, em São José do Norte, no Sul do estado, que eles aparecem. Os lobos e leões-marinhos utilizam cerca de 500 metros dos quatro quilômetros de extensão de uma estrutura de pedras para relaxar. A construção foi inaugurada há mais de 100 anos para dar segurança aos navios que operam no porto de Rio Grande.

O local é considerado unidade de conservação. A pesca no local é proibida e, a cada 15 dias, os mamíferos são observados pelo núcleo de educação e monitoramento ambiental. Os visitantes são animais bem jovens, que ainda não têm idade para se reproduzir, e mais velhos, que não conseguem competir pelas fêmeas com os mais novos no país vizinho.

"A gente monitora a presença dos animais. Então, é registrado um número, a espécie predominante, que é o leão-marinho, mas que, por ventura, pode ocorrer alguns lobos. A gente registra o comportamento e o sexo dos animais, dividindo por classe etária e se existe ou não uma interação com seres humanos", explica Thaís Garbin, oceanóloga.

Até então, o monitoramento já identificou quase 90 animais, número que deve aumentar até a metade do ano. Para que eles se sintam acolhidos, a especialista deixa uma recomendação à comunidade.

"A gente recomenda que não se aproximem muito, que mantenham uma distância de mais ou menos dez metros, porque esses animais são territorialistas, silvestres, então, eles não estão acostumados com a presença humana. Eles vão tentar defender o seu território", orienta a oceanóloga.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/04/lobos-e-leoes-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.