VOLTAR

Livro sobre índios Bakairi é indicado para prêmio nacional

24 Horas News-Cuiabá-MT
29 de Jan de 2004

O livro "Os Filhos do Sol: História e Cosmologia na Organização Social de um Povo Karib: Os Kurâ-Bakairi", da antropóloga e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edir Pina de Barros, concorre ao Prêmio Jabuti em duas categorias, melhor livro de Ciências Humanas e capa. O livro é o resultado da tese de doutorado sobre os índios bakairi defendida na Universidade de São Paulo (USP), em 1992.

O trabalho foi lançado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em maio de 2003, e em outubro na Capital mato-grossense. A antropóloga estuda os costumes, as tradições, os mitos, a história e o contato dos bakairi com o homem branco desde a colonização, os anos de dominação e como eles enfrentaram e enfrentam esses processos ao longo do tempo. ´´Tidos como muito aculturados, os bakairi não mereceram muita atenção dos antropólogos. É isso que explica a sua ausência quase total nos estudos comparativos sobre os karib``, explica a antropóloga.

"O livro Os Filhos do Sol demonstra que a pesquisa em uma sociedade indígena há muito tempo em contato conosco pode ser tão interessante quanto entre aquelas que até a pouco viviam afastadas de nós", escreve o antropólogo Júlio César Melatti.

Para a antropóloga Renate Viertler, "este livro vem preencher uma antiga lacuna da etnologia brasileira: uma etnografia sistemática e atualizada sobre os índios bakairi de Mato Grosso". O livro tem ilustraçõe de Antônio João Jesus, Genivaldo Poiure, Márcio Mandikai, Odil Apakano, fotos de Edir Pina de Barros e projeto gráfico e capa de Tereza Kikuchi.

O Prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959 e é o mais importante prêmio literário brasileiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.