VOLTAR

Livro registra imagens de um dos últimos povos indígenas contatados da Amazônia

ISA - http://www.socioambiental.org
31 de Out de 2013

A publicação Zo'é, do fotógrafo paraense Rogério Assis, que será lançada no próximo dia 6 de novembro, em São Paulo revela imagens históricas de uma das últimas etnias indígenas contatadas da Amazônia

Os índios Zo'e habitam uma área de refúgio, entre os rios Cuminapanema e Erepecuru, no norte do Pará, e procuraram manter-se afastados tanto dos povos indígenas vizinhos, que consideram inimigos, quanto dos brancos, que conheciam por meio de contatos intermitentes. São considerados um dos últimos povos "intactos" na Amazônia.
O contato com os brancos iniciou-se em 1987 e a partir daí eles saíram de sua condição de isolamento.

As doze aldeias da Terra Indígena Zo'é mudam periodicamente de lugar dentro da área, respeitando o ciclo de produtividade de cada uma delas, preservando o meio ambiente e conservando a característica seminômade desse povo.

Com larga experiência em retratar povos indígenas amazônicos, Assis, que iniciou sua carreira em 1988, trabalhou em grandes jornais e foi fotógrafo correspondente da Folha de S. Paulo. Seu novo livro será lançado no próximo dia 6/11, quarta-feira, entre 19h e 22h, no Tijuana, Galeria Vermelho, à Rua Minas Gerais, 350, em São Paulo, SP.

http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-isa/livro-registra-ima…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.