VOLTAR

Livro desvenda a riqueza e a beleza da Jureia

OESP, Geral, p.A12
06 de Fev de 2004

Livro desvenda a riqueza e a beleza da Juréia
Ilustrada com 350 fotos obra reúne textos de 57 pesquisadores sobre a estação ecológica
LUCIANA GARBIN
Apontada por estudiosos como "uma jóia quase intacta da natureza no litoral sul de São Paulo", a Juréia poderá ser mais conhecida pelo público a partir de agora. Foi lançado ontem no Instituto Butantan o livro Estação Ecológica Juréia-Itatins: Ambiente Físico, Flora e Fauna.
Organizada pelos biólogos Otávio Marques e Wânia Duleba, a obra mostra em seus 30 capítulos trabalhos de 57 pesquisadores do Brasil e do exterior que tratam da história, flora, fauna e geologia da área. Também traz cerca de 350 fotos, além de discussões sobre a ocupação humana da região, sua conservação e seu futuro.
"O livro oferece todo o conhecimento sobre a Juréia que existia em teses, dissertações e papers, mas estava perdido em bibliotecas e guardado em gavetas", explica Wânia, destacando a importância de abrir ao público informações da região, que é um dos trechos mais bem preservados da mata atlântica, mas, por ser estação ecológica, é fechada à visitação pública. "Também é um retorno da comunidade acadêmica à comunidade em geral."
Com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e apoio do Instituto Butáritan, a obra poderá ser encontrada em livrarias de todo o País por R$ 60,00. Parte da renda obtida com as vendas será revertida para o gerenciamento e a capacitação de funcionários da Juréia.

OESP, 06/02/2004, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.