VOLTAR

Livro de gramática na língua indígena Taurepang é lançado em Roraima

G1- http://g1.globo.com
Autor: Neidiana Oliveira
10 de Jun de 2014

Diante da necessidade de material didático nas escolas indígenas de Roraima, o professor da Comunidade Indígena São Marcos, em Pacaraima, Aurélio Alves Gonçalves, elaborou a primeira 'Minigramática Língua Indígena Taurepang'. A proposta segundo ele, é fortalecer a língua materna, bem como fazer o povo vivenciar as origens.

A obra, que possui 40 páginas, foi escrita de forma ordenada começando pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa. "Passei quatro anos na produção deste livro. O resultado foi o esperado. Agora nosso objetivo é atender o povo Taurepang que vive no município de Pacaraima e Amajarí, no interior do estado, principalmente as escolas que sofrem com a falta de material de estudo", disse o autor.

De acordo com Gonçalves as comunidades que têm como língua materna o Taurepang são formadas por aproximadamente 900 indígenas. "Estamos preocupados com a possível extinção da língua Taurepang, para tanto, a minigramática vem valorizar o que muitos estão deixando por esquecida", ressaltou o professor.

Foram impressos 500 exemplares da obra, que serão distribuídos nas bibliotecas que trabalham no fortalecimento da língua indígena, como exemplo: Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual de Roraima e demais instituições e órgãos voltados a temática indígena.

"A produção e confecção do livro contaram com a ajuda do Governo Federal, portanto não pode ser comercializado, mas estará disponível com o professor e coordenador da obra Josias da Silva, na UERR", destacou Gonçalves.

Outros livros

Além do lançamento da Minigramática Língua Indígena Taurepang, outros livros foram apresentados por meio do Projeto Novos Talentos como o "Da Ciência à Cidadania" - II Anais do Projeto Novos Talentos e uma coletânea com 15 livrinhos, que retratam a história de cada município de Roraima.

Conforme o professor e coordenador Josias da Silva, a obra foi elaborada com base em artigos, resumos e banner produzidos por acadêmicos e professores que participaram da iniciativa. "Desde 2010 trabalhamos essas produções com o apoio do Governo Federal", explicou Silva.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/06/livro-de-gramatica-na-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.