VOLTAR

Lívio levará propostas para reunião da ADA

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Paulo Fernandes
17 de Jul de 2003

Estados do Norte discutem com o ministro Ciro Gomes o futuro da agência que substituiu a Sudam

O secretário estadual de Planejamento e Meio Ambiente, Lívio de Carvalho, estará representando o governador Marcelo Miranda, hoje, em Manaus, na reunião dos governadores dos estados da região Norte para tratar sobre a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), órgão que substituiu a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O evento, convocado pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, tem o objetivo de debater as propostas colocadas pelos líderes dos estados na última reunião, realizada no dia 17 de junho, em Belém.

Após as discussões, as sugestões serão redigidas em um documento que será encaminhado ao Congresso Nacional, para ser aprovado. Segundo o diretor de operações da ADA, Pepeu Garcia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá sancionar a decisão dos parlamentares e definir, até o dia 28 deste mês, se será criada uma nova superintendência ou se será realizado um fortalecimento da Agência de Desenvolvimento com o mesma autonomia da Sudam.

O Governo do Estado do Tocantins apresentou algumas sugestões para o novo órgão, como o estabelecimento de mecanismos de controle que garantam clareza em decisões tomadas, para que não sejam repetidos os problemas da antiga superintendência; novas formas de financiamento que complementem incentivos fiscais; previsão de estrutura organizacional ágil e descentralizada para a aprovação de investimentos; incentivo às atividades agrícolas, entre outras.

A Sudam foi extinta em maio de 2001, devido ao grande número de fraudes cometidas contra o órgão e, com isso, 541 projetos para o desenvolvimento da região foram arquivados, sendo que 65 deles são do Tocantins. Segundo informações oficiais, o desvio de recusos pode ter ultrapassado os R$ 2 bilhões.

Governador
O Governador Marcelo Miranda participou ontem da VIII Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), no Maranhão, onde conversou com produtores rurais do estado sobre as barreiras fitossanitárias entre o Tocantins e o Maranhão.

Agenda do Governador

Marcelo Miranda realizará, na manhã e na tarde de hoje apenas despachos internos. Às 12 horas ele recebe o Ministro da secretaria especial de Aquicultura e pesca, José Fritsch, no Palácio Araguaia para discutir o potencial econômico dos recursos naturais nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia, que banham o Estado. Às 20 horas participará da missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo. Amanhã ele deverá acompanhar o ministro na inauguração de um frigorífico de pescado no município de Almas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.