VOLTAR

Litoral Paraense participa de fórum sobre o caranguejo-uçá

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
26 de Jun de 2009

Cerca de 300 \'catadores\' de caranguejo de todos os municípios do litoral paraense, pesquisadores da área e diversos órgãos estaduais e federais participaram do Fórum Paraense sobre o Caranguejo-uçá, realizado dias 19 e 20 de junho na Escola Estadual Bolívar Bordalo da Silva, na cidade de Bragança/PR.

Durante o fórum foram discutidos temas como legislação atual e revisões, pesquisas aplicadas, beneficiamento e cadeia produtiva do crustáceo, organização e benefícios sociais aos catadores. O evento contou com a presença de analistas ambientais das Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas do ICMBio, o coordenador Regional do Instituto Chico Mendes-CR4, Fabiano Guimer Costa, e um representante da Coordenação Geral de Resex, de Brasília.

O ICMBio participou de todos os grupos de trabalho, com um analista ambiental em cada grupo. Os debates circularam em torno dos benefícios sociais, econômicos e da responsabilidade ambiental do pescador de caranguejo-uçá na região.

Entre as estratégias de conservação detalhadas nos grupos estavam: pesquisa aplicada e pesquisa básica; legislação e fiscalização; coleta, manejo e zoneamento da pesca do caranguejo; inspeção sanitária e o beneficiamento; integração institucional, organização e benefícios sociais; e infra-estrutura de beneficiamento, transporte e comercialização.

O evento foi promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPa), Universidade Federal do Pará (UFPa) e Escola de Governo do Estado do Pará (EGPa).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.