VOLTAR

Literatura indígena no Ambiente É o Meio

Universidade de São Paulo Ribeirão Preto ribeirao.usp.br
Autor: Everton Macedo de Held
23 de Mai de 2017

O Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 24 de maio, recebe Daniel Munduruku, escritor indígena e diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais.

Daniel, graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, doutor em Educação Pela USP e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É escritor, autor de 50 livros para crianças, jovens e educadores. Criador do blog Mundurukando. O povo Munduruku está presente em três estados brasileiros: Pará, Mato Grosso e Amazonas.

O escritor é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz. É membro fundador da Academia de Letras de Lorena e já recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (CNPq); Prêmio Tolerância (UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

No programa, Daniel fala sobre a falta de acesso dos povos indígenas nas escolhas e direitos do país e, mesmo com a falta de políticas voltadas para esses povos, cresce o número de índios presentes nas universidades e com graduação. O escritor defende a literatura indígena para as escolas e conta que, mesmo sendo bom o conhecimento de todos sobre os índios, essa literatura não têm espaço no país.

Ambiente É o Meio é uma produção Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla.

Sintonize Ambiente É o Meio 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 Mhz na Rádio USP São Paulo, todas às quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos às 17h30 nas duas emissoras.

http://ribeirao.usp.br/?p=12969

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.