VOLTAR

Linhão será inaugurado até 30 de julho

Folha de Boa Vista
30 de Mai de 2001

Os testes com as linhas de transmissão da energia de Guri vão iniciar no dia 30 de junho, conforme anunciou o governo

As linhas de transmissão da energia de Guri, que vão trazer energia da Venezuela para Roraima, entrarão em fase de testes no dia 30 de junho. A previsão é que até no dia 30 de julho estará tudo pronto para o linhão ser inaugurado, dependendo apenas da agenda do presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente venezuelano Hugo Chavez.
A notícia foi anunciada ontem pelo governador Neudo Campos (PPB), em entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos. Neudo esteve em Porto Ordaz, na tarde de segunda-feira, onde foi recebido em audiência pelo presidente da Edelca (Eletrificação Del Caroni), empresa estatal ligada à Corporação Venezuelana de Guayana (CGV), responsável pela construção do linhão dentro do território venezuelano.
O governador destacou que sua preocupação era com o prazo de funcionamento e disse que é um momento importante, diante da crise de energia que o resto do país enfrenta. "Vamos ter energia garantida por 20 anos", disse.
Com a linha de transmissão pronta, a próxima etapa é lutar, junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para que o preço da tarifa de energia seja reduzido. Neudo explicou que o quilowatt/hora produzido pela Boa Vista Energia custa hoje 125 dólares.
A compra da energia de Guri custará 26 dólares o quilowatt/hora, uma economia de 99 dólares. O governador disse ainda que essa diferença deve ser repassada para o custo final da energia, com benefício também para o consumidor.
"Seria injusto se, depois de todo o trabalho que tivemos para trazer essa energia barata para o Estado, a diferença ficasse só nos cofres da Bovesa. O povo de Roraima merece ser beneficiado com a redução da tarifa", disse.
Neudo disse não concordar com declarações dos dirigentes da BV Energia, que ele leu nos jornais, de que não havia possibilidade de diminuir o valor da tarifa para o consumidor, a partir da chegada da energia de Guri.
"Essa é uma luta que vou travar junto à Aneel. Se for o caso, vou até o presidente Fernando Henrique e tenho certeza que ele será sensível a esse pleito", frisou.
BATALHA
Neudo Campos disse que a próxima batalha será trazer derivados de petróleo da Venezuela diretamente para o Estado. "É difícil porque fere interesses maiores, mas, mesmo assim, não vamos desistir", garantiu.
CER será federalizada

A rede de transmissão do linhão de Guri para o interior do Estado ainda não está pronta. O governador afirmou que a obra está em andamento e a estimativa para conclusão é dezembro. "Para os municípios de Bonfim, Normandia, Mucajaí, Iracema e Caracaraí a obra está pronta. Em Alto Alegre e Amajari está mais atrasada", explicou.
Com o abastecimento de energia dos municípios do interior feito por Guri, Neudo disse que a proposta é a federalização da Companhia Energética de Roraima (CER), que ficaria junto com Eletronorte e Boa Vista Energia.
Ele disse que a geração e distribuição de energia da capital e interior feitas por empresas diferentes foram um passo errado dado no passado. Segundo Neudo, a federalização seria uma saída para uma possível privatização futura, na qual o interior ficaria de fora.
"Uma empresa só tomará conta da energia em todo o Estado, ficando mais fácil para a privatização, no futuro, se for feita", comentou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.