VOLTAR

Linha de alta tensão afeta orientação natural do gado, dizem cientistas

FSP, Ciência, p. A14
18 de Mar de 2009

Linha de alta tensão afeta orientação natural do gado, dizem cientistas

Da Redação

As linhas de alta tensão interferem na habilidade do gado de se orientar de acordo com o campo magnético da Terra. Pesquisadores que afirmaram em 2008 que a maioria das vacas e dos veados tende a alinhar seus corpos numa direção norte-sul constataram agora que as linhas de força podem desorientar os animais.
Quando estão perto desses fios, os animais analisados tendem a ter orientação aleatória, segundo a pesquisa liderada pelos cientistas Hynek Burda e Sabine Begall, da Faculdade de Biologia da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha).
Foram usadas imagens do Google Earth para estudar pastagens por todo o mundo. O estudo foi publicado na edição de ontem da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Em agosto do ano passado, os mesmos pesquisadores disseram que o alinhamento norte-sul era uma resposta ao campo magnético da Terra. O novo estudo acrescenta mais peso à hipótese, uma vez que as linhas de alta tensão também produzem campos magnéticos. O efeito é mais visível perto das linhas elétricas, e diminui quando a distância delas aumenta.
O vento e as condições meteorológicas também podem afetar a forma como o gado irá se orientar, mas, no geral, cerca de dois terços desses animais tendem a se alinhar na direção norte-sul quando afastados de linhas elétricas.

FSP, 18/03/2009, Ciência, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.