VOLTAR

Línguas Indígenas do Brasil são tema de exposição da Vale

O Liberal - https://www.oliberal.com/cultura
09 de Out de 2022

Línguas Indígenas do Brasil são tema de exposição da Vale

Thainá Dias

As línguas indígenas brasileiras são tema da exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Denominada "Nhe'e Porã", a mostra tem o objetivo de levar o público a uma imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelos povos indígenas no Brasil. A exposição visa ainda retratar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, além da cultura indígena no Brasil.
A exposição é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa em parceria com o Instituto Cultural Vale, articulador e patrocinador máster da iniciativa. Tem patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e apoio do Mattos Filho - todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A mostra conta também com o apoio institucional da UNESCO, como parte da Década Internacional de Línguas Indígenas e com os seguintes parceiros de conteúdo: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia - USP, Museu do Índio - Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.
Segundo a Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale, Maria Luiza Paiva, "essa mostra é necessária e urgente. Foi com essa convicção que levamos essa ideia para o Museu da Língua Portuguesa. Queríamos também contribuir com a Unesco para chamar a atenção de toda sociedade para a Década Internacional das Línguas Indígenas. Essa exposição tem a função de nos lembrar que falar de povos indígenas é falar de diversidade. A variedade e a riqueza das línguas nela representadas explicitam isso de forma inquestionável. Os diferentes povos indígenas têm muito a nos ensinar sobre pluralidade social, diferentes formas de interação indivíduo-natureza e outros modos possíveis de constituição de sociedade e de vida no planeta", afirmou.
A exposição traz uma particularidade, o público não vai perceber onde é o começo e o fim. O visitante encontrará um rio de palavras grafadas em diversas línguas indígenas, criando um fluxo que conectará as salas em um ciclo contínuo.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

https://www.oliberal.com/cultura/linguas-indigenas-do-brasil-sao-tema-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.