VOLTAR

Língua kaingang pode ser extinta

Rádio Inconfidência (PR) - http://www.rinet.com.br/noticia.Dados.php?id_noticia=15503
16 de Mar de 2010

A língua materna da população das terras indígenas de Palmas/PR, Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, está em via de extinção. Estudos da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta que o Kanigang é um dos 3 mil idiomas mundiais inseridos neste contexto. O Brasil é o terceiro país em quantidade de línguas ameaçadas: 190.
Desde o Descobrimento, cerca de 1,3 mil idiomas foram extintos no país. Uma das causas apontadas pelo estudo para que a língua materna seja substituída pela língua oficial é a aproximação das pessoas e a inserção dos meios de comunicação no contexto cultural indígena.
Conforme a coordenadora de Cultura do escritório da Unesco no Brasil, Jurema Machado, o grande desafio é não deixar as línguas indígenas morrerem. Ainda conforme o estudo, a repressão foi a causa do desaparecimento da maior parte das línguas extintas no país ao longo dos últimos cinco séculos.
Como forma de evitar o desaparecimento da língua materna nas comunidades indígenas kaigangs presentes na região, as escolas contam hoje com professores bilíngües para incentivar e ensinar os códigos para as crianças. Atualmente aproximadamente duas mil pessoas pertencem à cultura kaingang nas áreas localizadas no Sudoeste do Paraná.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.