VOLTAR

Líderes xerentes disputam administração de compensação ambiental

Portal Stylo - http://www.jornalstylo.com.br/
28 de Abr de 2010

Os índios xerentes da aldeia Paraíso, distante 25 km de Tocantínia, mantiveram desde o início da semana quatro técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), um coordenador da Procambix - Programa de Compensação Ambiental Xerente e o coordenador local da Funai, como reféns. Ontem eles foram libertados, mas quarenta caciques, representantes das aldeias Xerente, continuam reunidos na aldeia e exigem a presença do coordenador regional da Funai, Clésio Fernando Moraes, para prestar esclarecimentos quanto ao recurso de R$ 10 milhões, do Programa de Compensação que estaria retido desde dezembro de 2009.

Os índios querem também o direito de administração a verba, através da Associação Indígena Akwê-Aia e que o pedido de renovação do programa de compensação seja agilizado.
O recurso deveria ser investido em projetos de agricultura e psicultura, com o intuito de compensar a área alagada da tribo.

http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=4acbb956cd9c64f6b4437acc46b…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.