VOLTAR

Líderes indígenas serão gestores de projetos

A Crítica-Manaus-AM
Autor: Luiz Vasconcelos
10 de Mar de 2005

O curso tem conteúdo programático de 600 horas. Ao final do curso recebem R$ 500 para financiar um projeto por eles elaborado

Nas aldeias da região Norte, pioneira nos processos de educação diferenciada, novidades não param de acontecer. Desde o ano passado, 29 índios de 25 etnias diferentes se preparam para ser gestores de projetos que visem ampliar a autonomia e o fortalecimento dos seus povos.

Promovido pelo Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), que conta com financiamento do Governo Britânico, o curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas é o resultado da reivindicação das lideranças, explicou o coordenador, Alexandre Goulart de Andrade, que esta semana em Manaus, acompanhou a realização do quarto módulo do curso no Centro de Treinamento Laura Vicuña, no Aleixo, Zona Leste.

Com aulas presenciais e de campo, num total de 600 horas, a proposta é estimular o protagonismo nos estudantes, que recebem um aprendizado criativo e libertador. "É uma oportunidade concreta para a consolidação da autonomia", argumenta Alexandre.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.