VOLTAR

Líderes discutem educação indígena

A Crítica-Manaus-AM
23 de Abr de 2002

Começou ontem, em Maués (a 267 quilômetros de Manaus), a 1ª Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena. Além dos 27 conselheiros, dos quais 17 indígenas, estão presentes ao evento cerca de cem lideranças das etnias sateré-maué e hyxkariana, além de outras. O objetivo do evento é democratizar as discussões do Conselho, fortalecer a participação dos conselheiros indígenas e promover uma maior interação com suas comunidades.

Os temas principais da reunião serão as discussões em torno da proposta sobre formação dos professores indígenas e a criação do Centro de Estudos Superiores Indígenas (Cesi), projeto que o Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (Fepi), vem discutindo com as comunidades indígenas e que tem a previsão de ser concluído ainda este ano.

Maués é um dos municípios pioneiros no oferecimento de educação diferenciada e bilíngüe aos povos indígenas, sendo uma das referências em todo o Amazonas. O Estado conta com uma população de, aproximadamente, 100 mil índios de 62 etnias. Desses, mais de 35 mil estão matriculados nas redes municipais de educação.

Ao longo deste ano, o Conselho realizará mais duas reuniões, sendo a próxima em Manaus e a última no Município de Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus). O Ceei conta com a participação efetiva de conselheiros indígenas das etnias cambeba, ticuna, mura, maioruna, culina, mundurucu, apurinã, marubo, parintintin, baré e uaimiri-atroari. A reunião do Conselho começou ontem, com abertura oficial às 19h, e vai até amanhã.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.