VOLTAR

Lideranças Pataxó estão em Brasília para audiências

Site da Funai
07 de Ago de 2003

O cacique Gerson Pataxó, uma das lideranças da Terra Indígena Caramuru Paraguaçu, localizada no município de Pau Brasil, no Sul da Bahia, onde ocorrem diversos conflitos com fazendeiros, chegou a Brasília para várias audiências. Serão encontros com o ministro da Justiça, Marcio Thomas Bastos, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Mauricio Correa e com o secretário de Direitos Humanos do MJ, Nilmário Miranda e com o presidente da Funai, Eduardo Almeida. O principal assunto é a situação vulnerável dos Pataxó Hã-hã-hãe no sul da Bahia e as ameaças que as comunidades vem recebendo de fazendeiros.

Gerson veio tentar uma saída para as sucessivas ameaças e conflitos na região, que estão impedindo até os estudantes indígenas de se deslocarem para as escolas. Segundo o cacique, os dois ônibus que circulam transportando os alunos para as escolas no interior da Terra Indígena e de lá para o município, onde estudam os alunos do ensino médio, estão sendo interceptados por elementos que espancam os estudantes. "Nesta segunda-feira, mais uma vez, dois pistoleiros armados retiraram a força dois estudantes e bateram neles. Há alguns dias, atiraram no motorista de um dos ônibus escolares", contou o cacique, que espera obter apoio do governo federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.