VOLTAR

Lideranças indígenas se reúnem hoje com governo do Estado

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/
07 de Jul de 2010

As lideranças de oito povos indígenas de Mato Grosso estão reunidas no Salão Nobre "Cloves Vettorato", do Palácio Paiaguás, para debater as principais demandas e apresentar as mesmas ao governo do Estado.

A reunião inédita por reunir tantos povos num só espaço iniciou nesta terça-feira (06.07) e segue até quarta-feira (07.07), quando será eleita a primeira diretoria da Federação dos Povos e Organizações Indígenas.

De acordo com o Cel. Alessandro Mariano Rodrigues, superintendente de Assuntos Indígenas, cuja Superintendência é subordinada a Casa Civil, o foco do governo, ao acolher esse encontro de lideranças, é humanístico, o de tratar todos sem distinção, e não poderia ser diferente com as nações indígenas.

Mato Grosso tem 42 etnias presentes no Estado, com cerca de 50 mil pessoas, somando os que vivem em aldeia e na cidade. O encontro que acontece no Paiaguás representa esse universo de etnias e culturas.

Mariano disse que o Estado está criando um grupo de trabalho, num primeiro momento, para ouvir as necessidades de cada etnia para as Secretarias de Estado oferecerem seus serviços.

Estevão Taukane, coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas, disse que a entidade tem como presidente de honra o cacique Raoni e a escolha do presidente está entre o cacique Magaron Caipó, o professor Osvaldo Xavante e Ronaldo Pareci.

A federação tem como finalidade congregar todas as nações indígenas em Mato Grosso, bem como de construir uma unidade das demandas entre as diversas etnias e ser porta-voz dessas reivindicações junto às instâncias dos poderes constituídos.

Já estão presentes representantes das etnias Bororo, Bakairi, Trumai, Juruna, Pareci, Xavante, Caipó e Umutina.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=374466

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.