VOLTAR

Lideranças indígenas do Vale do Javari realizam assembléia

Home Page da Funai - http://www.funai.gov.br/
17 de Abr de 2009

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) participaram do X Encontro de Lideranças Indígenas do Vale do Javari, realizado entre os dias 26 e 30 de março, na Aldeia Massapê, dos povos Kanamary, situada no Vale do Javari, município de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas.

Foram discutidos temas como a situação dos professores indígenas do Vale do Javari, escolas nas aldeias, o apoio educacional aos estudantes indígenas em Atalaia do Norte, o movimento indígena atual e a conseqüência da luta do movimento. A Funai falou sobre a invasão nas terras indígenas e estratégias de fiscalização, no final, o órgão apresentou uma proposta de trabalho para o ano de 2009.

Essa foi a primeira vez que uma comunidade Kanamary sediou uma assembléia. Estavam presentes representantes das etnias Marubo, Matis, Kanamary, Mayoruna e Kulina. Eles iniciaram o encontro com uma manifestação cultural com cantos em homenagem a Edílson Kanamary, forte liderança que faleceu no último dezembro, vítima de hepatite.

Os indígenas manifestaram seu agradecimento ao Administrador Regional de Atalaia do Norte, Heródoto Jean de Sale (Tota), pelo o apoio, incentivo e interesse nas necessidades e resolução dos seus problemas. Para Tota, o encontro resultou em "uma reunião de grande impacto para os povos do Vale do Javari" e serviu para debatermos assuntos referentes a educação, saúde, fiscalização e etnodesenvolvimento, destacou o administrador.

O evento realizado pela União dos Povos do Vale do Javari (UNIJA) reuniu cerca de 100 pessoas entre os parceiros, Funai, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Associação dos Índios do Vale do Javari (Assacivaja), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), (Semai), Secretaria de Educação (Seduc), Casa do Índio (Casai), o presidente da câmara de vereadores de Atalaia do Norte, Ricardo Marubo e alguns vereadores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.