VOLTAR

Lideranças indígenas discutem melhorias na saúde

Folha de Boa Vista
08 de Mar de 2008

Lideranças indígenas e equipes de saúde da Coordenação de Saúde Indígena da Prefeitura de Boa Vista estarão reunidas de 10 a 13 de março, para discutir melhorias no sistema de saúde ofertado nas comunidades. O encontro será realizado na comunidade Maruai.

As lideranças das comunidades atendidas pela Prefeitura discutirão a proposta de aumento dos incentivos à saúde indígena e como esses recursos serão aplicados. A discussão foi motivada pela publicação da portaria No. 2656, do Ministério da Saúde, que altera o valor dos recursos destinados para o atendimento indígena.

Os recursos, que antes eram de pouco mais de R$ 15 mil, aumentaram para cerca de R$ 70 mil. De acordo com o coordenador da Saúde Indígena do Município, Antonio Marcos Silva de Araújo, o Fundo Nacional da Saúde (FNS) repassa esses recursos às prefeituras para que invistam em melhorias como transporte e aumento das equipes. Os municípios, por sua vez, devem prestar contas mensalmente ao FNS.

A Prefeitura já oferece atendimento nas comunidades com uma unidade móvel equipada com consultórios. Este mês, os atendimentos começam dia 14 de março, na Comunidade de Vista Alegre. Serão realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos, coleta de preventivo e palestras educativas. O atendimento começa às 8h.

Programação

No dia 17, segunda-feira, os atendimentos continuam na comunidade de Vista Alegre. Na terça-feira (18), a comunidade atendida será a Darora, na quarta e quinta-feira (19 e 20), será a vez das Comunidades Campo Alegre e Mauixi, respectivamente.

Na segunda-feira (24), a unidade de saúde estará na comunidade de Vista Nova, na terça-feira (25), na comunidade de Ilha, na quarta (26), na Serra da Moça, quinta e sexta-feira (27 e 28), na Serra do Truaru e Morcego. Na segunda e terça-feira (31/03 e 01/04) serão atendidas as comunidades do Lago da Praia e Truaru do Taiano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.