VOLTAR

Lideranças indígenas de MS participam de debates e reuniões na COP30

Midiamax - midiamax.com.br
Autor: Idaicy Solano
14 de Nov de 2025

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul estão em Belém (PA) para participar da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). A comitiva pretende levar ao evento as pautas de demarcação de terras, proteção territorial, enfrentamento às mudanças climáticas e valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais. A participação conta com apoio do MPI (Ministério dos Povos Indígenas) e reúne lideranças dos povos Terena, Guarani Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinau e Guató.

As lideranças do Conselho Terena também integram oficialmente a comitiva apoiada pelo MPI, reforçando a representatividade do Estado na conferência. Durante o evento, as lideranças vão participar de debates, mesas técnicas, reuniões internacionais e atividades na Aldeia COP, espaço oficial dedicado exclusivamente às delegações indígenas.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A COP30 já é considerada a maior conferência realizada no Brasil e com a maior participação indígena da história. Mato Grosso do Sul abriga a terceira maior população indígena do país e enfrenta inúmeros conflitos territoriais. Por esse motivo, a ida da comitiva sul-mato-grossense foi uma estratégia para ampliar a visibilidade das pautas regionais em diálogo com a comunidade internacional.

O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, celebrou a participação expressiva das lideranças sul-mato-grossenses na COP30. "Os povos indígenas de Mato Grosso do Sul chegam a Belém com força, unidade e propostas concretas. A participação deles é essencial para conectar território, clima e direitos. A COP é um espaço onde nossas vozes precisam ecoar - e estão ecoando."

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? 🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

https://midiamax.com.br/cotidiano/2025/liderancas-indigenas-ms-particip…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.