VOLTAR

Lideranças de Roraima participam do 1º Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia

CIR-Boa Vista-RR
10 de Nov de 2003

A delegação de 44 lideranças de Roraima participou do 1o Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia, promovido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - Coaib, em Manaus, nos dias 3 a 6 de novembro de 2003. O evento encerrou com passeata no centro de Manaus e o lançamento da Campanha Nacional e Internacional em defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil, com o tema: Terra, Justiça e Autonomia.

No ato de lançamento da campanha, em protesto à falta de clareza na política indigenista do Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, ocorreu a queima simbólica do Documento "Compromissos com os Povos Indígenas", apresentado pelo candidato do Partido dos Trabalhadores na disputa eleitoral de 2002.

No lançamento, na Praça Dom Pedro II, em Manaus, participaram mais de 350 indígenas. Os pajés Clarindo Tariano e Gabriel Gentil Tukano, celebraram um ritual de pajelança e exigiram do governo respeito a seus ancestrais.

As lideranças indígenas da Amazônia denunciaram ameaças e violências contra os povos, assassinatos, invasão de terras, demora da homologação de Raposa Serra do Sol, além de barganhas e negociatas entre políticos e grupos econômicos, em detrimento dos direitos indígenas. (Ver documento Final)

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima - CIR, Jacir de Souza Macuxi, reafirmou a necessidade de uma ampla mobilização nacional e internacional para garantir os direitos indígenas na gestão do governo Lula. "Estamos cansados de enganações e mentiras", discursou durante a manifestação nas ruas de Manaus.

Jecinaldo Seterê Mawé, coordenador da Coiab, diz que a manifestação e a queima do documento "Compromisso com os Povos Indígenas" é um alerta para o governo Lula. Segundo afirmou, os indígenas e seus aliados não ficarão de braços cruzados caso o presidente não abra imediatamente o diálogo e apresente uma solução que contemple as demandas do movimento indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.