VOLTAR

Lideranças de MS visitam sede da Funasa

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
07 de Mai de 2009

Lideranças indígenas das etnias Terena e Kaiowa, de Mato Grosso do Sul, estiveram com o presidente da Funasa, Danilo Forte, na manhã de hoje (7), na sede da Fundação, em Brasília. O diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderlei Guenka também participou do encontro.

Os indígenas agradeceram pelas ações que a Funasa vem desenvolvendo nas aldeias do estado e ressaltaram os avanços obtidos por meio das obras de saneamento. Eles também pediram maior atenção para a manutenção preventiva dos sistemas de abastecimento já implantados.

Forte garantiu priorizar as questões apresentadas pelas lideranças e anunciou que pretende visitar as aldeias em setembro, além de preparar um projeto de reestruturação das redes de abastecimento. "Vamos continuar apoiando no que for preciso e vocês podem demandar porque nós investimos onde há resultados", destacou.

Na ocasião, Guenka destacou que a assistência à saúde é reforçada pela formação de profissionais indígenas de enfermagem. Entre os participantes da reunião estava Sílvio Ortiz Kaiowa, enfermeiro que atua nas aldeias desde 2000. Ortiz trabalha como intérprete nos hospitais (auxiliando no atendimento de pacientes indígenas), acompanha tratamentos e integra o Conselho Local de Saúde Indígena, auxiliando a Funasa na prestação de serviços de saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.