VOLTAR

Liderança Indígena Potiguara é homenageada pela UFPB

Índios Online - http://www.indiosonline.org.br/novo/?p=5328
Autor: Line Potiguara
16 de Mar de 2010

A liderança indígena Capitão Potiguara é o homenageado do mês de março de 2010 da coluna Nossa Gente em Cartaz do jornal do sindicato dos funcionários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Conhecido dentro da instituição como " Índio", Capitão Potiguara vem fazendo história sendo funcionário da UFPB desde 1979.

Trabalhou na limpeza, em seguida no Restaurante Universitário onde começou a se envolver com as lutas da classe estudantil, sendo expulso da universidade por não concordar com as regras da mesma.

Foi chamado a retornar à UFPB e em 1985 foi trabalhar na Biblioteca Central onde mantinha seu contato direto com os estudantes atendendo com muita dedicação a todos.

Atualmente Capitão encontra-se trabalhando no Seampo ( Setor de estudos e acessoria a movimentos populares) onde formou juntamente com outros funcionários o GT Indígena, um grupo formado por estudantes e funcionários desse setor que trabalham com a causa indígena Potiguara e de outros estados do nordeste entre eles Pernambuco e Ceará. Este grupo já conquistou 4 prêmios de extensão dentro da UFPB.

É um orgulho para nosso povo ver o nosso parente sendo reconhecido pois diante disso nos sentimosrepresentados também.

Capitão além de ser funcionário federal, é membro da Comissão de Direitos Humanos da UFPB, estudante de Antropologia e Culturas Indígenas do Campus IV da UFPB, já foi vereador no município de Baía da
Traição-PB, e representa atualmente a região Nordeste e Leste na Comissão Nacional de Política Indigenista- CNPI.

Parabéns ao Capitão pela sua trajetória e a todo o povo Potiguara pela sua luta!!!!

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.