VOLTAR

Liderança da nova geração assume o CIR

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Vaneza Targino
22 de Mar de 2011

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) tem novo coordenador, o qual foi escolhido no dia 15 de março, na quadragésima Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada na comunidade do Barro, na terra indígena Raposa Serra do Sol, antiga vila Surumu. Com 3.093 votos, os índios escolheram o wapixana Mário Nicácio para representá-los nos próximos dois anos. No mesmo dia da assembleia o novo coordenador tomou posse.

Aparência de ser muito jovem, Mário Nicácio, com 28 anos, já está à frente das causas indígenas há anos. Natural da Serra da Lua, da comunidade do Pium, é da primeira turma de Gestão Ambiental do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, antiga Escola do Surumu, formado em técnico agrícola. Tem graduação em administração, com habilitação em sistema de informação, pela Faculdade Cathedral.

Avó, tio e pai de Nicácio já foram tuxauas da sua comunidade por muitos anos. Ele é considerado a nova geração de líderes indígenas no Brasil. Mesmo não tendo exercido a função de tuxaua, fez parte do conselho fiscal do CIR, na gestão de Diontio José de Souza. Já foi gestor do Centro de Formação Raposa Serra do Sol, assessor em Brasília do Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas do Brasil (PDPI) e assessor em Boa Vista do Programa de Proteção das Terras da Amazônia Legal (PPTAL).

Em entrevista exclusiva à Folha, Mário Nicácio explicou suas metas e o que pretende implementar à frente da maior entidade indígena de Roraima. Disse que pretende seguir cinco linhas de atuação no seu mandato: gestão participativa; garantia da terra; manejo ambiental e sustentabilidade; fortalecimento e valorização da cultura, identidade indígenas; e fortalecimento do CIR.

"A nossa atual coordenação será com três pessoas. Além de mim, temos a participação de André Macuxi e Telma Taurepang. Vamos dar continuidade aos trabalhos iniciados na gestão anterior, principalmente à questão da terra. Temos hoje essa regularização fundiária e diálogo com o Estado, que deve ser mantido", disse ao ressaltar que pretende envolver a sociedade para debater e conhecer esses temas.

Segundo ele, o trabalho da entidade será mostrado. "Queremos mostrar o novo trabalho do CIR num ritmo bem participativo. Nosso foco será a comunidade, por isso queremos realizar esse trabalho junto aos índios nas comunidades", comentou ao justificar que é nas comunidades onde acontecem os problemas. "Conheço bem os ritos, as problemáticas e as necessidades que os povos indígenas passam. Tive uma base familiar muito forte neste contexto".

Atualmente a população indígena chega a 50 mil, que serão atendidos pelo CIR. "Vamos trabalhar com os povos indígenas e com outras organizações não governamentais, como Apir, Coping, Hutukara e outros", disse. Quantos aos índios urbanos, Nicácio disse que serão atendidos com a gestão participativa. "Temos esse intuito de envolver os indígenas, suas potencialidades e necessidades. Além dos indígenas nas aldeias que também necessitam".

Quanto à educação, Nicácio comentou que os índios que pretendem estudar em Boa Vista terão apoio do CIR. "Queremos mais indígenas capacitados para atuar nas suas comunidades, para que possam estar à frente das suas organizações indígenas e até mesmo ocupar cargos de destaque em Roraima. Vamos ainda levar informações para as suas comunidades, até para ter um bom entendimento do que acontece", disse.

O novo coordenador ainda mandou um recado à população indígena que mora na capital e às comunidades em nível nacional e internacional: "O CIR vai manter parcerias, trabalhar com transparência, ajudar os povos indígenas a debater para afinar as decisões, na linha territorial, ambiental, de produção, e estaremos sempre lutando pelos interesses dos povos indígenas. Esse é o trabalho secular dos movimentos indígenas, que o CIR vem mantendo esse espírito. Uma novidade será trabalhar com a sociedade como um todo. Muitos índios desconhecem nosso trabalho e acabam tendo certo preconceito. Iremos fazer palestras em escolas, na cidade e nas comunidades para levar informação".

VOTOS - Mário Nicácio foi eleito coordenador-geral do CIR com 3.093 votos, ficando em segundo lugar o macuxi Ivaldo André, da região das Serras (Raposa Serra do Sol), com 1.232 votos, eleito consequentemente vice-coordenador, e Thelma Marques da Silva, etnia taurepang, da região do Amajari, eleita secretária do Movimento de Mulheres, com 3.059 votos. Os três sucederão Dionito José de Souza, Terêncio Manduca e Marizete de Souza, respectivamente nos seus cargos.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=105513

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.