VOLTAR

Líder Yanomami divulga vídeo para alertar sobre destruição da floresta e avanço da Covid-19 em terra indígena

G1 - https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia
17 de Nov de 2020

Líder Yanomami divulga vídeo para alertar sobre destruição da floresta e avanço da Covid-19 em terra indígena
Mensagem de Davi Kopenawa foi gravada na língua Yanomami e divulgada pelo Instituto Socioambiental. DSE-Yanomami registrou 1.034 infectados e nove mortes por Covid-19 até esta terça-feira (17).

Por G1 RR - Boa Vista
17/11/2020

O líder Yanomami, Davi Kopenawa, divulgou nesta terça-feira (17) um vídeo em que alerta para os riscos da destruição da floresta e o avanço da pandemia de coronavírus à Terra Indígena Yanomami, a maior do Brasil.

No filme, chamado de "A Mensagem do Xamã, a reflexão é narrada na língua Yanomami por Dario Kopenawa, filho de Davi, e são expostas imagens que contrastaram entre tecnologia, riquezas e impactos na floresta amazônica.

"Vocês brancos precisam pensar e ver como que essa pandemia aconteceu. Agora todo mundo tem medo dessa xawara [epidemia] nova, do coronavírus, mas por que não tem medo quando matam milhões de árvores e peixes, quando reviram a terra e espalham lixo por todo canto?", questiona o líder, ao falar sobre a mensagem do vídeo.

O vídeo foi produzido por organizações indígenas Yanomami com o apoio do Instituto Socioambiental (Isa).

A ideia, segundo o Isa, é "alertar a população brasileira e mundial que, sozinhos, os povos indígenas não vão conseguir impedir a destruição das florestas, o surgimento de novas doenças e o colapso climático que ameaçam a vida de todos nós".

A Terra Yanomami foi considerada a mais vulnerável ao coronavírus entre as regiões indígenas da Amazônia por um estudo elaborado pelo Isa e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O território fica em Roraima, Amazonas e se estende por boa parte da fronteira do Brasil com a Venezuela.

O problema da pandemia entre o povo Yanomami pode ser agravado em razão da corrida aos garimpos na região. A estimativa é que cerca de 20 mil garimpeiros estejam infiltrados no território em busca, principalmente, de ouro.

O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) registrou 1.034 infectados e nove mortes pelo coronavírus até esta segunda-feira (16), conforme o boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/11/17/lider-yanomami-divul…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.