VOLTAR

Líder Yanomami Davi Kopenawa faz palestra em Aula Magna da UFRR

G1 - http://g1.globo.com
09 de Mai de 2016

A Aula Magna do primeiro semestre letivo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) terá como palestrante o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami. A aula "O xapiri e a ciência da floresta" acontecerá no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), em Boa Vista, às 18h30 da segunda-feira (16).

A programação da Aula Magna inclui o lançamento do livro "A queda do céu", de Davi Kopenawa e Bruce Albert , publicado pela Companhia das letras. O lançamento será no dia 17 de maio, às 18h, no CAF.

No dia 18 de maio, às 18h, será realizado um encontro com os autores indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak. O evento também será no auditório do Centro Amazônico de Fronteira.

Davi Kopenawa é xamã e porta-voz dos Yanomami. Publicou sua obra originalmente em francês, na coleção Terre Humaine e em inglês, pela Harvard University Press. O livro descreve a rica cultura, história e modos de vida dos Yanomami, trazendo também as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960.

Ailton Krenak é um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas do Brasil, ocorrido a partir dos anos 70. Sua atuação tem sido fundamental na luta pelos direitos indígenas e a criação de iniciativas como a União das Nações indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/05/lider-yanomami-davi-kope…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.