VOLTAR

Líder, professora, mãe...

O Povo-Fortaleza-CE
Autor: Cristhian Teófilo
01 de Abr de 2002

Socorro: entre a luta indígena e a atenção ao marido e filhos

De gestos contidos e voz baixa, Maria do Socorro dos Santos, 46, divide-se entre o ofício de professora, o cargo de líder Tremembé, as funções como coordenadora do Grupo de Mulheres, a criação dos quatro filhos e a atenção ao marido, com quem é casada há 28 anos.

A índia explica que o marido é líder por ser chefe de família. Mas do Conselho, só ela faz parte. As freqüentes viagens para representar os Tremembé já causaram atritos com o companheiro. ''No começo, ele não aceitava numa boa, mas depois começou a compreender por que via a luta, o trabalho. Mas, quando tenho que passar a semana fora, ele não acha bom''.

Os pais de Socorro são Tremembé. A família morava perto de Acaraú antes de ir para as terras do Córrego. Ela constata que as pessoas de outros lugares não a identificam como índia de imediato.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.