VOLTAR

Líder indígena denuncia escravidão e violência em Douradina

Dourados News
Autor: Helton Costa
12 de Abr de 2008

Uma liderança indígena de Douradina - MS, denunciou ao Dourados News a falta de atitude das autoridades que deveriam cuidar deles. Segundo o indígena drogas e bebidas estão entrando na aldeia por meio de pessoas não índias que estão "escravizando" os índios que trabalham diariamente para alimentar seus vícios.

O líder que não quis ser identificado disse que até mesmo policiais estariam envolvidos no esquema de tráfico dentro da aldeia. "Estão escravizando os índios para trabalhar em troco de álcool, e é álcool puro misturado com água, nem cachaça não é. Nós denunciamos na Funai e na delegacia e ninguém fez nada. Vamos ter que ir no Ministério Federal agora", disse ele.

Ele disse ainda que após as denúncias houve atentados na aldeia."Atiraram contra a gente, contra nossas casas e ninguém faz nada. Nosso maior medo são nossas crianças, elas são indefesas, e se passa alguém e faz maldades com elas?", questionou o líder.

A área onde está a aldeia está sendo estudada por antropólogos, que já teriam dito que a área original da aldeia antiga”, como eles chamam o local, seria bem superior aos 15 mil hectares que eles pedem na Justiça para que sejam devolvidos às 172 famílias que moram no lugar. Na Funai hoje não é dia de expediente, por isso ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.