VOLTAR

Líder do povo indígena Tikuna no Amazonas morre aos 74 anos em Manaus

A crítica https://www.acritica.com/
25 de Jul de 2018

O líder do povo indígena Tikuna, Pedro Inácio Pinheiro, de 74 anos, morreu na noite dessa terça-feira (24), na Fundação Centro de Controle de Oncologia (Fcecon), localizada no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus. O homem estava na capital do Amazonas há meses realizando tratamento para problemas respiratórios.

Segundo um dos genros do líder indígena, Hildo Moçambite, a doença de Pedro se agravou nos últimos dias. "Ele estava há um tempo em Manaus. Ficava na Casa de Saúde Indígena (Casai) e ia para Fcecon fazer o tratamento. Mas o quadro dele se agravou tanto, que ele não conseguia mais respirar sem ajuda de aparelhos. O Pedro estava com caroços no pescoço. Um médico fez uma biopsia, mas não nos informou se o tumor era, de fato, maligno", explicou o familiar.

O corpo de Pedro será velado a partir desta quarta-feira (25) na funerária São Francisco, localizada no bairro Cachoeirinha, na Zona Sul de Manaus. O corpo será sepultado na cidade de São Paulo de Olivença, município localizado no Alto Solimões e distante 982 quilômetros de Manaus.

"A Casa de Saúde Indígena conseguiu um voo particular para realizar o translado do corpo até o município. A família teve uma conversa, porque os filhos queriam que o Pedro fosse sepultado em Manaus, mas chegaram a um acordo e agora será sepultado na aldeia liderada por ele", disse o genro.

Na cidade de São Paulo de Olivença, Pedro é visto como um líder que sempre lutou pelo seu povo e pela demarcação das terras no Amazonas. "Ele era uma liderança importante. Fazia diferença para todos os indígenas que atua no Alto do Solimões. Ele sempre lutou pela demarcação de terras e pela educação. O Pedro Inácio é respeitado pelo povo Tikuna. Um guerreiro muito importante. Estamos muitos abalados", completou o genro do líder.

Líder exemplar

Em abril de 2017, Pedro recebeu uma homenagem do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA), durante o III Encontro de Lideranças Indígenas do Amazonas, em reconhecimento aos seus grandes feitos em defesa dos direitos dos povos indígenas. Ele também participou da Marcha pela Resistência Indígena no Amazonas no mesmo mês do ano.

https://www.acritica.com/channels/manaus/news/lider-do-povo-indigena-ti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.