VOLTAR

Leonardo Di Caprio vai apoiar instituto da primeira indígena a virar cacica no Xingu

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post
Autor: JARDIM, Lauro
04 de Nov de 2021

Leonardo Di Caprio vai apoiar instituto da primeira indígena a virar cacica no Xingu

Por Marta Szpacenkopf
04/11/2021

Leonardo Di Caprio vai se tornar um dos apoiadores do Instituto Juma, criado por Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã, no Pará, para lutar pelos direitos dos povos indígenas da Amazônia.

Juma é a primeira mulher a virar cacica de uma aldeia do Médio Xingu. Em 2017, após descobrir um esquema de corrupção envolvendo empresas de assistência a indígenas, passou a receber ameaças de morte e foi alvo de cinco atentados. Após denunciar a situação às Nações Unidas, recebeu ofeta de exílio na Suíça, mas acabou ficando no Pará.

A liderança indígena está na COP26, em Glasgow, para denunciar os impactos contínuos da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, onde vive.

Di Caprio se encontrou com Juma, na terça-feira, durante o evento, e a ouviu falar por mais de uma hora sobre o que está acontecendo na região do Médio Xingu. Ela relatou como os impactos de Belo Monte comprometem a biodiversidade e o modo de vida dos povos originários.

O ator conheceu o Xingu em 2004, se e prometeu apoiar as ações do Instituto Juma.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/leonardo-di-caprio-vai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.