VOLTAR

Leitura de Domingo

Diário Catarinense - Florianópolis - SC
Autor: Ildo Silva da Silva
25 de Mar de 2001

Os índios das comunidades Guarani, Xokleng e Kaingang estão em pé de guerra. Eles lutam pelo direito da posse da terra. Recentemente, em uma ação policial, cinco moradores da aldeia Bugio, em José Boiteux, foram feridos e outros presos. Em Chapecó, os Kaingang da aldeia Toldo do Chimbangue bloquearam as estradas que dão acesso à reserva. Os Guarani, que moram em Palhoça, temem pela duplicação da BR-101, que implicará na construção de um túnel sob o Morro dos Cavalos, na reserva. Em mais outros quatro municípios, os Guarani querem terras.

O tratamento dispensado pelas autoridades e pelas comunidades circunvizinhas tem comprometido a sobrevivência das tribos indígenas. Em SC são 6,5 mil pessoas que querem preservar suas culturas. Para isso, prometem ir a Brasília conversar com o ministro da Justiça, José Gregori. A reportagem de Ângela Bastos está nas páginas 36 a 38.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.