VOLTAR

Lancha-patrulha entra em operação e reforça fiscalização no complexo marinho de Abrolhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
28 de Jan de 2011

A primeira das três lanchas entregues pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no final do ano passado, já é usada na fiscalização do Complexo dos Abrolhos, no litoral da Bahia.

Nesta quinta-feira (27), servidores do ICMBio e policiais militares realizaram mais uma ação conjunta de fiscalização e combate à pesca irregular nos municípios do extremo sul da Bahia e nos limites das reservas extrativistas do Corumbau, Cassurubá e do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos a bordo da nova embarcação.

Durante a operação, os fiscais apreenderam uma embarcação que servia para a pesca subaquática sem licença. Foram apreendidos também 82 quilos de pescado, um compressor e demais apetrechos de pesca que estavam sendo utilizados em desacordo com a legislação. O pescado foi doado para duas entidades beneficentes de Prado.

A lancha possui 12 metros de comprimento e custou ao Governo Federal R$ 1,3 milhão. Desenvolve velocidade de mais de 60 km/h. O barco também conta com equipamentos que facilitam a fiscalização da costa marítima, além de recursos que permitem aos fiscais passarem mais de um dia no mar.

A lancha rápida foi uma grande aquisição, pois viabiliza ações conjuntas entre os órgãos de fiscalização no combate a pesca predatória e na proteção das unidades de conservação do Complexo dos Abrolhos, região com a maior biodiversidade marinha registrada no Atlântico Sul e uma das principais áreas pesqueiras do estado da Bahia, admitiram os fiscais.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/lancha-patrulha-entra-em-operacao-e-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.