VOLTAR

Lançamento Nacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontece no próximo dia 23, em Brasília

Prefeitura de Palmas (TO) - www.palmas.to.gov.br
17 de Jun de 2015

A Capital Federal será palco do lançamento nacional dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI). O evento é uma iniciativa do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, em parceria com o Ministério do Esporte e realização da Prefeitura Municipal de Palmas.

A cerimônia acontece no próximo dia 23 às 18h 30 na tribuna de honra do Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, e contará com a participação de representantes das três esferas do governo, imprensa e convidados. O atleta tocantinense Felipe Fraga, padrinho dos JMI participa da abertura junto aos representantes indígenas nacionais e internacionais.

Ainda em Brasília, acontece entre os dias 24 e 25 de junho o Congresso Técnico que irá reunir os líderes indígenas nacionais e internacionais confirmados para os JMI 2015. Durante o congresso serão discutidas as modalidades e a programação completa dos Jogos. Os líderes indígenas participantes do congresso definirão, em conjunto com o Comitê Executivo dos Jogos, formado por membros do Ministério do Esporte, Comitê Intertribal e Prefeitura de Palmas, como será a logística durante o evento e receberão orientações gerais sobre a cidade-sede e a programação dos JMI.

Os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecem de 20 de outubro a 1 de novembro em Palmas - Tocantins e são esperados 2 mil atletas indígenas de 24 etnias nacionais, de todos as regiões do Brasil e representantes de mais de 20 países, dos quatro cantos do mundo.

Boa parte do evento é composta por esportes de demonstração, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos e jogos nativos de integração. Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação dos povos indígenas.

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/seji/noticia/1500076/lancamento-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.