VOLTAR

Lançamento de vídeo sobre Áreas Aquáticas Protegidas

MMA - www.mma.gov.br
20 de Nov de 2009

A importância da proteção da biodiversidade aquática por meio da criação de áreas aquáticas protegidas e a interface com as pessoas que dependem da atividade pesqueira serão temas do vídeo que a Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, lançará na terça-feira (24/11), durante o Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro - Encogerco 2009, no Rio de Janeiro.

O vídeo mostra três experiências exitosas que constam do livro Áreas Aquáticas Protegidas como Instrumento de Gestão Pesqueira, publicado em 2007 pelo Ministério do Meio Ambiente. Duas experiências são de águas marinhas - Áreas de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, situada entre os estados de Pernambuco e Alagoas, e Reserva Extrativista de Corumbau, no estado da Bahia - e uma terceira em região de água doce - Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no estado do Amazonas.

Além de lançar o vídeo, a gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, Ana Paula Leite Prates, participa no dia 24 de mesa-redonda sobre Conservação Costeira e Marinha e Gestão Territorial no Brasil, em que apresentará os Sistemas Representativos e Efetivos de Áreas Costeiras e Marinhas Protegidas. No dia 25, ela fala sobre a Campanha de Conduta Consciente durante a apresentação de iniciativas de gestão costeira.

Diferentemente dos três encontros anteriores (Santos/2002, Salvador/2004 e Florianópolis/2006), realizados como um evento único relacionado ao gerenciamento costeiro, o Encogerco 2009, que vai de 19 a 27 de novembro, está formatado para ser realizado em três dias e com grandes eventos relacionados à Zona Costeira e Marinha, internacionais e nacionais: o Seminário Ibero-Americano de Conservação Costeira e Marinha em Reservas da Biosfera, que acontece de 23 a 25 de novembro; a Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Gestão Costeira Integrada (Ibermar), de 19 a 24 de novembro; e, por fim, a Reunião Anual do Programa Bandeira Azul, com representantes de pelo menos 43 países, nos dias 26 e 27 de novembro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.