VOLTAR

Lançado primeiro Inventário Florestal Nacional em escala municipal

Embrapa - http://www.embrapa.br/
Autor: Embrapa
25 de Jun de 2019

Lançado primeiro Inventário Florestal Nacional em escala municipal

Foi lançado nesta segunda (24/06) o primeiro levantamento em nível municipal do Inventário Florestal Nacional (IFN). A iniciativa foi desenvolvida em Caçador, Santa Catarina, pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa Florestas, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e com o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O relatório do IFN em Caçador traz dados sobre a qualidade e a situação das florestas em 46 unidades amostrais, incluindo seus aspectos biofísicos, além dos aspectos socioambientais do município, que possui uma cobertura florestal de cerca de 71.031 hectares, o que equivale a 72% do seu território. No total, foram medidos 8.238 indivíduos entre árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras. Estes dados reforçam a importância do Bosque Modelo Caçador (BMC), que tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa Florestas, com uma reserva florestal de mais de mil hectares. Desde o ano de 2002, a equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental desenvolve no local pesquisas ligadas à área de silvicultura e manejo para a conservação e uso sustentável da floresta com araucária.

A saúde e vitalidade das florestas, a biodiversidade, espécies existentes e ameaçadas, quantitativos de biomassa e carbono em estoque nas florestas naturais e plantadas, fazem parte do conteúdo do relatório, que oferece um conjunto de referências que contribuem para melhor conhecimento e gestão das florestas e o uso dos recursos extrativistas pelos residentes locais, assim como para a realização de projetos e políticas públicas que envolvam o uso, a conservação, a recuperação e manejo das florestas.

O lançamento contou com a presença dos pesquisadores da Embrapa Florestas, Yeda de Oliveira e André Biscaia de Lacerda, do diretor-geral do SFB, Valdir Colatto, de Gustavo Chianca, representando a FAO no Brasil, e de Saulo Sperotto, Prefeito de Caçador, além de outras autoridades.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional é um dos principais levantamentos realizados pelo governo federal - por meio do Serviço Florestal Brasileiro - para gerar informações sobre os recursos florestais brasileiros, e já está concluído em 18 unidades da federação, além do município de Caçador e da Terra Indígena Mangueirinha/PR.

O IFN disponibiliza para toda a sociedade dados sobre a situação das florestas brasileiras, e gera informações que servem principalmente para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação, manejo e conservação dos recursos florestais. A Embrapa Florestas é responsável pela metologia usada e pela capacitação de equipes e controle de qualidade dos Inventários.

Sobre os Bosques Modelos

Os Bosques Modelo buscam o desenvolvimento sustentável de uma paisagem ou território onde a floresta desempenha um papel importante. Por isso, contribuem para redução de pobreza, valorização dos produtos não madeiráveis e busca de alternativas de renda para toda a população, aliados à conservação dos recursos naturais.

Paula Saiz (com informações do SFB) (Conrerp 3453)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa
florestas.imprensa@embrapa.br

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44395980/lancado-pri…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.