VOLTAR

Lagoinha: curso de informática agrada jovens indígenas

Agecom Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/
Autor: Helder Lima
31 de Ago de 2010

Teve início nesta segunda-feira (30), na aldeia Lagoinha, dois cursos na área de informática fornecidos pela Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária através do Núcleo de Qualificação da mão-de-obra e Geração de Emprego e Renda. Trata-se dos cursos de "Conserto e Montagem de Computadores" e "Informática Básica".

Com mais de 900 pessoas atendidas desde o ano passado, o evento faz parte da política pública do governo Fauzi Suleiman (PMDB) voltada para a capacitação profissional. "Queremos que o máximo possível de aquidauanenses possam ser capacitados para o mercado de trabalho. Estamos trabalhando para trazer pequenas e médias empresas para Aquidauana e temos que pensar antes na qualificação profissional", afirma o prefeito Fauzi.

Com carga horária de 80 horas/aula e ministrado pelo professor José Luiz de Souza, o curso de Informática Básica abordará os seguintes temas: Introdução ao Processamento de Dados, Word, Excel, Internet. Já no curso de "Conserto e Montagem de Computadores" o ministrante abordará noções de Hardware, Rede, Formatação e Configuração de micros.

Para a jovem de 16 anos, Raquel Gomes, participante do curso de informática básica, a iniciativa vai ajudar os indígenas a terem acesso a inclusão digital. "Como as tecnologias estão avançando é muito importante que tenhamos este curso de informática que vai nos ajudar a utilizar o computador, fazer trabalhos de pesquisa e buscar conhecimento", afirmou.

Opinião compartilhada também pelo estudante Laureano Salustiano Lopes de 17 anos da Aldeia Ipegue. Segundo ele, o Governo Municipal tem olhado pela juventude ao oferecer estes cursos de qualificação. "Informática é mais um passo que daremos para o nosso futuro", comentou.

Ao todo, 20 jovens das aldeias Lagoinha, Imbirussu, Ipegue, Morrinho, Água Branca, Colônia Nova e Bananal participam dos cursos ministrados no período matutino e vespertino na sede da Escola Municipal Indígena "Marcolino Lili" na Aldeia Lagoinha. A iniciativa é do Núcleo de Qualificação da mão-de-obra e Geração de Emprego e Renda, dirigido por Cida Lemos.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mzg4Nw==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.