VOLTAR

Krahô-Kanela vão para Casa do Índio

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Alessandra Bacelar
05 de Nov de 2003

A antiga Casa do Índio em Gurupi, no Sul do Estado, deverá abrigar provisoriamente os 83 índios da etnia Krahô-Kanela, retirados ontem do assentamento Loroti, comnhecido como Capão do Coco, no município de Lagoa da Confusão, a 232 quilômetros de Palmas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) disponibilizou dois caminhões e dois ônibus para transportar a mudança dos índios.

"Nosso povo não acredita mais na justiça do branco", afirmou o cacique Argemiro Krahô. Esta foi a terceira mudança da tribo em menos de quatro anos. Funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e agentes da Polícia Federal acompanharam toda a mudança. Há cerca de dois anos a Funai e o Incra haviam feito um acordo para abrigar os indígenas no assentamento, enquanto não se achava um local para eles. O prazo venceu e os assentados, como forma de protesto, fizeram servidores da Funai como reféns, liberando-os após intervenção tanto da Funai quanto da Polícia Federal e Ministério Público Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.